Reciprocidade da dimensão natural e cultural da paisagem. Formas de assentamento e povoamento ( nota : por motivo justificado esta aula foi realisada dia 3 Novembro)
19 Outubro 2020, 14:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
O processo de povoamento e ocupação do solo. Questões defensivas e de subsistência.
A estrutura da paisagem natural e as suas componentes matriciais: água, solo (solo vivo, condição geomorfológica e litológica) clima e vegetação, sua relação com as formas de fazer e formulação da tradição local.
O traçado das vias Romanas e seus princípios de implantação - sua relevância na estruturação da paisagem no contexto português
A diferenciação da estrutura da paisagem e sua tipologia focando a diversidade entre Norte e Sul de Portugal, Litoral e Interior (continental). A importância determinante do substrato geológico e litológico, qualidade do solo e expressão da água, na formulação de padrões, mosaicos e parcelas culturais- Geometria e Escala, características morfológicas dos diferentes tipos de paisagem focando as suas formas de organização e de relação entre espaços.
Relação entre tecidos urbanos e mosaicos culturais. Exemplos de referência A Arquitectura vernacular e sua profunda relação com as formas de uso e cultivo da paisagem rural. Importância dos materiais e a sua disponibilidade em cada sítio e das condições de clima de cada região
O papel peculiar do espaço publico urbano na estruturação dos aglomerados urbanos. Exemplificação