Sumários

Desenvolvimento da fase de programa

30 Novembro 2020, 11:00 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Continuação do acompanhamento dos alunos no desenvolvimento da fase de programa de intervenção. Discussão e ajuste das estratégias prepositivas, por grupos de trabalho. 


A visão sistémica do Projecto de Paisagem

26 Novembro 2020, 11:00 Maria Teresa Amaro Alfaiate

As abordagens reducionistas e as abordagens holísticas. O conceito de Sistema Aberto ( Bertanlaffy 1930), A  Teoria Geral dos Sistemas , aplicações importantes para ecologia - Reformulação do conceito de Ecossistema. Ecossistema aberto complexa - resiliência.

 Sistema Socio ecológico / Ecossistema Humano (Berkes, Folke e Colding, 1998)

Paisagem enquanto entidade complexa onde interagem sistemas ecológicos e sistemas sociais 

Formas de incorporação  do conceito de sistema aberto complexam no projecto de arquitectura Paisagista. Características espaciais e capacidades (adaptação, auto produção, emergência e resiliência)  

Conceitos ecológicos importantes param o projecto de arquitectura paisagista. Todas as paisagens incluem um estrutura e processos que lhe estão subjacentes - manchas corredores, matriz.

Projectos de paisagem contemporâneos que referenciam uma abordagem socio ecológica e sistémica 


Continuaçao do desenvolvimento da fase de programa de intervenção

23 Novembro 2020, 11:00 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Acompanhamento do trabalho dos alunos realizado por grupos. Discussão das hipóteses de intervenção no espaço em função do conceito de intervenção. Formas de apresentação e comunicação do programa. Estabelecimento de estratégias diferenciadas em função do conteúdo do trabalho e premissas valorizadas por cada grupo. 


Construção da Paisagem. Estratégias e metodologias - apresentação realizada pelos alunos

19 Novembro 2020, 11:00 Maria Teresa Amaro Alfaiate

A Construção da Paisagem. Metodologia de abordagem ao projecto de paisagem. Relação entre formas de representação da paisagem e estratégias programáticas e de reapresentação da paisagem. Trabalho realizado por um grupo de alunos com base em bibliografia seleccionada .

Corner J: Recovering Landscape as a Critical Cultural Practice ; (p.1-25)       

_________,  2005 The Landscape Urbanism Reader , Ed Charles Waldheim,Princeton Architectural Press , NY;

Corner J,Terra Fluxus  p.22 – 33 ; Waldheim, C. , Landscape as urbanism p.36-53 

_______, 2002, Theory in Landscape Architecture, Ed SIMON SWAFFIELD, University of Pennsylvania Press, Philadelphia ; 

Meyer E. ( 1992) Situating Modern Landscape p. 21-31)

 Reed C., Landscape Urbanism Practices,; Precis+Case p.225-237

 Ribeiro Telles, G, 2003 , A cidade e a Paisagem Global do século XXI, in utopia  e os pés na terra,Lisboa Instituto Português dos Museus, p. 332.-340

__________, 2016, Is Landscape …? Essays  on identity of Landscape, Ed, Doherty, G. Waldheim ,C, Routledge,NW 

                               Waldheim, C., Is landscape Urbanism   p, 162 186

 Discussão  crítica da apresentação dos alunos.


Desenvolvimento da fase de elaboraçao de Programa de Intervenção

16 Novembro 2020, 11:00 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Acompanhamento do trabalho dos alunos por grupos. Início da discussão das estratégias programáticas. Definição de um conceito de intervenção. Coerência das hipóteses propositivas em função das conclusões das análises