A LEITURA DA PAISAGEM -O PROCESSO DE PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO COMO FORMA DE CONHECIMENTO DA PAISAGEM

26 Outubro 2021, 10:30 Maria Teresa Amaro Alfaiate


A recuperação da tradição hermenêutica O amago da narrativa da paisagem é centrado na natureza e na cultura, em continuo processo de mudança . A pratica hermenêutica, enquanto redescoberta de algo  cujo significado  se tornou inacessível, num dado momento.  Gadamer (1975) ,(1989), (1993) e Eaton,M,.(2020)

A leitura e interpretação da paisagem envolve o processo de percepção, representação e construção da paisagem, processos intimativamente relacionados que envolvem a materialidade e corporeidade os sentidos, a imaginação e o tempo.

A paisagem lida pelos fluxos e pelo movimento. Processos inerentes à paisagem e a sua integração na programação e projectação da paisagem e a sua responsabilidade na  sobre vivencia a e continuidade da paisagem .

A descrição da experiencia da paisagem a partir da relação espaço- tempo. A consideração dos ciclos da paisagem e de variáveis de desenvolvimento não linear e da impredictibilidade

Autores das várias áreas disciplinares que aprofundaram relações espácio temporais sua relevância para a disciplina de arquitectura Paisagista, Claude Bernard, 1830 e o conceito de Homeostasis, Walter Bradford Cannon   1871 1945 –  o movimento  como caminho para a estabilidade; Ludwig Bertalanffy 1950 1968 Teoria da Morfogénese . O conceito de Duração de  Bergson  1859 1941  A perspectiva de Gaston Bachelard, 1884-196. A perspectiva de Rosário Assunto, (séc. xx-xxi). os conceitos de Temporalidade e Temporaneidade

A perspectiva de percepção da paisagem de Tim Ingold ( SEC XX

A paisagem  - o Topus e o Locus