Sumários

Aula 5

5 Março 2020, 09:30 Ana Luísa Brito dos Santos de Sousa Soares

As árvores na cidade: "300 anos de plantações de árvores nos jardins e parques históricos de Lisboa" (aula teórica)


Aula 4

3 Março 2020, 09:30 Ana Luísa Brito dos Santos de Sousa Soares

Visita ao Jardim Botânico de Lisboa. identificação de espécies botânicas e respectiva caracterização taxonómica (aula teórico prática)


Aula 3

27 Fevereiro 2020, 09:30 Ana Luísa Brito dos Santos de Sousa Soares

Preparação do Trabalho 2. Definição de critérios de plantação e de sementeira (árvores, arbustos e herbáceas).
Exemplos de herbários de de trabalhos de planos de plantação.


Aula 2

20 Fevereiro 2020, 09:30 Ana Luísa Brito dos Santos de Sousa Soares

1. Revisão de conceitos de taxonomia e cracterização morfológica das plantas.
2. Inicio do trabalho do Herbário. definição dos princiapis campos a ter em conta.


Aula 1

18 Fevereiro 2020, 09:30 Ana Luísa Brito dos Santos de Sousa Soares

Apresentação do programa da unidade curricular de Vegetação Aplicada ao Projecto de Arquitetura Paisagista e dos critérios de avaliação da UC.

A. CONTEÚDO

Pretende-se, na unidade curricular de Vegetação Aplicada a Projecto de Arquitectura Paisagista, fornecer os conhecimentos necessários e suficientes sobre Material Vegetal de modo a habilitar o aluno a conhecer e a manipular o material com que irá projetar e construir projetos de arquitetura paisagista. Assim, serão abordados os seguintes temas:

  • Noções básicas de botânica e taxonomia;
  • Identificação de espécies da flora autóctone e exótica, com recurso a meios audiovisuais e a visitas de campo a parques e a jardins;
  • Estudo das espécies botânicas em termos das suas características morfológicas, exigências ecológicas e utilização em diferentes situações;
  • Descrição das principais operações culturais e métodos de propagação de plantas;
  • Desenvolvimento de planos de plantação e de sementeira e sua relação com o projeto de arquitetura paisagista nas vertentes estética, técnica e económica. Preparação de peças escritas e desenhadas relativas aos planos de plantação e de sementeira (árvores, arbustos e herbáceas) de um projeto de arquitetura paisagista;
  • Elaboração de cadernos de encargos de obra e de manutenção;
  • Prática de tarefas de Manutenção de jardins (Caso prático no Jardim Botânico da ajuda).


B. MÉTODO E CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

  • Herbário/Caderno de apontamentos de espécies botânicas (20% da nota final). Trabalho Individual. Herborização de material vegetal, fotografias e/ou desenhos acompanhado de ficha de identificação da espécie de acordo com critérios a definir. Este caderno poderá, também, ser utilizado para: recolher material e registar a sua impressão, através de desenhos e/ou breves comentários; registar situações que lhe pareçam de interesse, tanto exemplos que mereçam críticas como exemplos que funcionam bem, através de desenhos esquemáticos, fotografias, recortes de revistas, etc. (é importante registar os locais e as datas onde as situações ocorrem, bem como as suas dimensões); registar análises de cor na paisagem, contrastes, luz/sombra, material inerte/material vegetal; recolher exemplos encontrados em livros, mas que não ultrapassem 1/3 da totalidade do trabalho; este caderno convém ter dimensões reduzidas para poder ser transportado com facilidade de forma a registar situações diversas, podendo até vir a tornar-se um hábito da Vossa carreira profissional. Entrega do trabalho no dia da 2ª chamada de VAAP (de acordo com o calendário de exames do Conselho Pedagógico dia 2 de julho).
  •   Elaboração de plano de plantação e sementeira (15% da nota final). Trabalho individual. Este trabalho pretende abordar Plano geral e Planos de plantação e de sementeira. Estudo da cor. Memória descritiva. Caderno de encargos. Estimativa de custos. Entrega do trabalho no dia da 2ª chamada de VAAP (de acordo com o calendário de exames do Conselho Pedagógico dia 2 de julho).

  • Teste oral de avaliação individual (25% da nota final), para identificação da vegetação, data a agendar.

 

  • Teste escrito de avaliação individual (40% da nota final), data de acordo com o calendário de exames do Conselho Pedagógico (a nota do teste escrito tem que ser ≥ 9,5 valores numa escala de 0 a 20 valores).

Nota final – será o somatório das diferentes classificações obtidas (20% herbário/caderno de apontamentos + 15% trabalho prático + 25% teste oral + 40% teste escrito). ATENÇÃO: para a obtenção de frequência da cadeira é necessário cumprir todos estes elementos de avaliação.