Breve Introdução

O Doutoramento em Restauro e Gestão Fluviais resulta de uma parceria institucional reunindo um corpo docente de elevado nível científico, com sólidos conhecimentos teóricos e experiência prática variada, na aplicação dos temas abordados, congregando elementos das seguintes universidades:

Universidade de Lisboa (ULisboa):

Instituto Superior de Agronomia (ISA/ULisboa)

Instituto Superior Técnico (IST/ULisboa)

Faculdade de Arquitetura (FA/ULisboa)

Universidade Politécnica de Madrid, Spain (UPM)

Universidade da Califórnia, Berkeley, USA (UCB)

Outras instituições associadas ao programa doutoral FLUVIO estarão ligadas às componentes letivas, nomeadamente a Universidade Federal da Bahia Brasil (UFB). Os alunos beneficiarão ainda do intercâmbio estabelecido com empresas do sector privado, com larga experiência na gestão e restauro de diferentes sistemas fluviais, como a Environmental Consulting Klagenfurt (ECK) na Áustria, ou a Katopodis Ecohydraulics Ltd. (KE), no Canadá, através da experiência obtida em trabalhos de campo, disponibilidade de equipamento, tratamento de dados, e modelação.


O Doutoramento em Restauro e Gestão Fluviais destina-se a desenvolver e aplicar conhecimentos científicos da área das ciências do ambiente, ecologia, engenharia e urbanismo, à gestão e recuperação dos ecossistemas fluviais, realizada a diferentes escalas espaciais, desde o microhabitat aos segmentos de rios e bacias hidrográficas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável das sociedades e para a conservação dos recursos naturais.

Historial

Avaliação/Acreditação/Registo:
Acreditação A3ES

Registo DGES R/A-Ef 1813/2011

Publicação em Diário da República:
Despacho n.º 15647/2012

Publicações anteriores:
Despacho n.º 10511/2009

Objetivos

Pontos fortes do Doutoramento

  • Formação científica avançada multidisciplinar
  • Aplicação de casos práticos no setor privado
  • Oportunidades de carreira no sector público e privado

Nota: a componente letiva do Doutoramento em Restauro e Gestão Fluviais será dada em simultâneo com a do Programa Internacional de Doutoramento - FLUVIO, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Diploma de Estudos Avançados

Está prevista a atribuição de um diploma de estudos avançados aos alunos que apenas completem a componente lectiva correspondente ao primeiro ano do doutoramento.

Destinatários

O Programa de Doutoramento destina-se a estudantes portugueses e estrangeiros, com grau de mestre ou equivalente (licenciatura pré-bolonha), nas áreas de Engenharia do Ambiente, Engenharia Florestal, Engenharia Agronómica, Engenharia Civil, Biologia e Ecologia, Arquitetura Paisagista e afins, que pretendam complementar a sua formação base e desenvolver trabalhos de investigação relacionados com o tema do Programa de Doutoramento (Restauro e Gestão Fluviais).

Saídas Profissionais

As saídas profissionais para os Doutores em Gestão e Restauro Fluviais englobal não só o ensino e a investigação, mas também a colaboração em instituições públicas e privadas com interesses na gestão dos rios e das bacias hidrográficas, e na aplicação de projectos de restauro e requalificação fluvial, bem como a sua monitorização. Algumas Administrações da Água já expressaram o seu interesse em temas resultantes de dissertações.

Regime de Funcionamento

Diurno

Propinas

Anual : €2750,00

Coordenadores

Maria Teresa Marques Ferreira