Breve Introdução

O Curso Doutoral USO SUSTENTÁVEL DA TERRA tem seis especialidades e o aluno identifica o seu percurso/especialidade no princípio do ciclo, em função do tema desenvolvido na tese, podendo mais tarde solicitar a alteração da escolha se quiser. As especialidades dedicam-se a todas as actividades de investigação relacionadas com:
Engenharia Agronómica (Profª Cristina Oliveira; crismoniz@isa.ulisboa.pt)
As formas de produção vegetal, e de gestão de produtos e serviços relacionados com as atividades agrícolas, incluindo a proteção de culturas e a sustentabilidade ambiental da atividade.
Florestas e Recursos Naturais (Prof José Cardoso Pereira; jmocpereira@isa.ulisboa.pt)
Os ecossistemas florestais, de produção ou naturais, incluindo conservação, recuperação, produção de bens e serviços lenhosos e não lenhosos.
Engenharia Alimentar (Prof Jorge Ricardo da Silva; jricardosil@isa.ulisboa.pt)
Os processos de transformação de produtos agrícolas incluindo toda a cadeia de valor, e suas ramificações nas melhores formas de produção, mas também na saúde do consumidor.
Ciências e Engenharia do Ambiente (Profª Teresa Ferreira; terferreira@isa.ulisboa.pt)
A gestão, conservação ou reabilitação dos ecossistemas naturais e alterados por atividades humanas, especialmente os compartimentos solo, água e ar, e ainda com todas as tecnologias de tratamento de águas e resíduos e de utilização e reutilização de produtos agrícolas e florestais, bem como a valorização de materiais naturais e circularidade das cadeias de produção.
Biologia (Prof Ricardo Boavida Ferreira; rbferreira@isa.ulisboa.pt)
Os aspetos biológicos conducentes a novos produtos e melhorias nas condições biológicas celulares de produtos e processos, genética e melhoramento.
Arquitetura Paisagista (Profª Ana Luísa Soares; alsoares@isa.ulisboa.pt)
A gestão urbana e da paisagem.


Historial

Avaliação/Acreditação/Registo:
Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Cr 223/2022 de 03-10-2022

Publicação em Diário da República:
Despacho n.º 1282/2023


Objetivos

O Ciclo Doutoral em USO SUSTENTÁVEL DA TERRA tem por objetivo promover a formação avançada de excelência e competitiva internacionalmente para a criação de profissionais altamente qualificados em ciências e engenharias agronómicas, florestais e alimentares, ciências biológicas, ciências do ambiente e arquitetura paisagista.
O Doutoramento em USO SUSTENTÁVEL DA TERRA visa o desenvolvimento do conhecimento na área da especialidade a que o aluno se irá dedicar, a aquisição de competência para a investigação científica, e a promoção de valências que permitam a transformação de conhecimento em inovação.
Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de solucionar problemas com base no método científico e em abordagens sistémicas e interdisciplinares, promotoras de novas metodologias, processos e produtos, enquadrando as atividades nas necessidades da sociedade e com uma clara compreensão da natureza e limites do processo de conhecimento e das premissas éticas associadas.
Com o Doutoramento em USO SUSTENTÁVEL DA TERRA o ISA pretende criar uma “marca” ISA de formação doutoral, em áreas relacionadas com o uso, transformação e conservação de recursos naturais, ambientais e valores paisagísticos, e seu planeamento, com ênfase nas necessidades sociais e económicas dos respetivos tecidos produtivos, e apostar na integração dos doutorandos do ISA num ambiente coletivo colaborativo e cientificamente estimulante. O ciclo proposto visa também incentivar projetos de investigação conducentes a teses de doutoramento que contribuam para a criação de conhecimento científico de excelência e posicionando deste modo o ISA e a ULisboa na liderança do USO SUSTENTÁVEL DA TERRA, através da criação de mais-valias de relevo para o crescimento económico e satisfação das necessidades sociais.


Regime de Funcionamento

O Ciclo Doutoral tem 180 créditos ECTS, realizados durante 3 anos, extensíveis a 4 anos.
Um total de 150 créditos enquadram-se na realização de trabalhos conducentes à tese e 30 correspondem ao curso de doutoramento.
Três Seminários de 6 ECTS cada, obrigatórios, acompanham os alunos ao longo da tese.
Correspondem a estádios de evolução na profundidade de conhecimentos, que serão apresentados e discutidos publicamente, e com avaliadores externos.
- Seminário de Desenvolvimento da Tese, no 1º ano, onde o aluno desenvolve e apresenta o planeamento da sua tese de doutoramento, e treina escrita científica;
- Seminário Técnicas e Metodologias Experimentais, no 2º ano, onde o aluno apresenta o progresso da investigação e as metodologias experimentais que está a usar, e se discute ética em ciência;
- Seminário sobre Conhecimento Avançado, no 3º ano, onde o aluno apresenta o estado de desenvolvimento da tese, e treina comunicação de ciência.
Os 12 créditos restantes são obtidos nas áreas de Agricultura, Silvicultura e Pescas, Indústrias Alimentares, Ciências da Vida e do Ambiente, Estatística e Informática, Ciências Económicas e Sociais. O percurso pedagógico contido nestes 12 créditos é adaptado ao perfil e objetivos de cada aluno/a, acordado entre este/a e o(s) orientador(es), em função do percurso académico anterior e do tema doutoral em desenvolvimento, submetido e aprovado pela Comissão de Curso e Conselho Científico do ISA.

Esta formação complementar de 12 ECTS pode ser feita:

a) Por UC doutorais fornecidas pelo ISA, ou noutras Escolas da Universidade de Lisboa, ou de outras Universidades nacionais e estrangeiras;
b) Por cursos avançados fornecidos pelo ISA, ou noutras Escolas da Universidade de Lisboa, ou de outras Universidades nacionais e estrangeiras;
c) Por estadias de aprendizagem de métodos e tecnologias em laboratórios ou unidades de investigação exteriores ao ISA, desde que validados pelo respetivo investigador responsável.

UNIDADES CURRICULARES DO CICLO DOUTORAL TERRA NO ISA

UNIDADES CURRICULARES

Responsável

Semestre e ano

OBRIGATÓRIAS



Seminário de Desenvolvimento da Tese

Teresa Ferreira

2º semestre 1º ano

Seminário Técnicas e Metodologias Experimentais

Jorge Ricardo da Silva

2º semestre, 2º ano

Seminário sobre Conhecimento Avançado

Cristina Oliveira

2º semestre, 3º ano

UNIDADES CURRICULARES OPCIONAIS



Métodos em Investigação Aplicada

Conceição Caldeira

1º semestre, 1º ano

Teorias e Práticas do Desenvolvimento Sustentável

José Lima Santos*

2º semestre, 1º ano

Modelos Matemáticos e Aplicações

Elsa Gonçalves

2º semestre 1º ano

Biologia Computacional

Marta Mesquita

2º semestre 1º ano

Funcionamento e Monitorização de Sistemas Fluviais

T. Ferreira/F. Aguiar

2º semestre 1º ano

Uso e Gestão da Terra e da Água

António Brito

2º semestre 1º ano

CURSOS AVANÇADOS OFERECIDOS PELO ISA



https://open-campus.isa.ulisboa.pt/



Outros cursos avançados de outras Escolas



*máximo 8 alunos

Para consulta detalhada dos conteúdos programáticos das unidades curriculares deverá aceder a currículo (menu lateral direito).


Propinas

Anual 2023/2024

Estudantes: 2.750 €


Coordenadores

Maria Teresa Marques Ferreira