Disciplina Curricular
Seminário Técnicas e Metodologias Experimentais STMExp
Doutoramento Bolonha em Uso Sustentável da Terra - DUsoSustTerra
Contextos
Grupo: DUsoSustTerra > 3º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatorias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos de aprendizagem deste Seminário, localizado no segundo ano da tese, são i) avaliar a progressão do aluno no desenvolvimento da tese, ii) apresentar, compartilhar e discutir as diferentes metodologias utilizadas e respetiva inovação face às hipóteses formuladas, iii) conhecer as aplicações metodológicas desenvolvidas por cada aluno na sua tese, iv) promover a partilha comum de técnicas e resultados, fomentando iniciativas comuns e sinergias; v) introdução à prática de ética em ciência.
Programa
O aluno desenvolverá o Seminário em 75 horas de trabalho, das quais 14 presenciais. A disciplina basear-se-á na apresentação, divulgação e debate, por cada aluno, das técnicas e metodologias que tem vindo a desenvolver ao longo da tese. As apresentações serão seguidas de um debate, centrando-se nas ideias e questões suscitadas pela apresentação e também nas delas decorrentes. Uma conferência seguida de debate sobre textos entregues previamente no final da UC, apoia o tema ética na ciência e seu papel na orientação da prática científica, desde a coleta de dados até a publicação e muito mais.
Métodos de ensino e avaliação
Metade das horas do curso serão dedicadas à preparação individual pelo aluno para apresentação e defesa das metodologias e técnicas a apresentar aos restantes alunos e aos professores, que tem vindo a desenvolver nos últimos dois anos, sublinhando os seus aspectos inovadores. A avaliação é dada pela apresentação final, em que estão presentes um dos docentes da disciplina, e dois especialistas da área da tese, e um dos orientadores. A nota é atribuida de comum acordo, avaliando a segurança do aluno nos conteúdos e sua capacidade de apresentar e defender o que vem desenvolvendo na tese. São entregues conselhos e recomendações ao aluno/a no final. Seis horas serão dedicadas a tópicos de ética e respetiva discussão sobre o assunto, começando com uma palestra e seguindo com discussões dedicadas baseadas em artigos, na conferência final.