Disciplina Curricular

Botânica e Zoologia BotZoo

Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais - LEFRN 2010-2011

Contextos

Grupo: LEFRN 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina está dividida em dois módulos, de Botânica e de Zoologia. O módulo de Botânica tem por objectivos desenvolver a curiosidade e o conhecimento sobre a evolução do mundo vegetal; organização interna e externa das plantas; principais grupos taxonómicos; espécies vegetais com maior interesse económico e introdução ao estudo das comunidades e conservação de espécies vegetais. O módulo de Zoologia tem por objectivos conhecer os princípios de organização do mundo animal, incluindo planos evolutivos e de desenvolvimento, as características dos grupos taxinómicos mais relevantes, traços anatómicos gerais e ciclos de vida, bem como as espécies portuguesas, seu valor e conservação.

Programa

BOTÂNICA Classificação das plantas sensu lato. Introdução à Taxonomia e à Nomenclatura Vegetal. Sistemas de classificação actuais. Taxonomia dos principais grupos taxonómicos das plantas vasculares. Aspectos gerais de evolução ao nível da anatomia e da morfologia externa. Colheita, preparação e registo dos taxa no Herbário. Tipos biológicos. Morfologia Externa da raiz,caule, folha e fruto. Principais tecidos vegetais e suas características histológicas. Anatomia primária e secundária. Adaptações externas e internas de todos os órgãos das plantas aos meios onde vivem. Área de distribuição de uma planta e outros conceitos de corologia. Introdução ao estudo das comunidades. Noções de bioclimatologia e biogeografia. ZOOLOGIA Organização do Reino Animal. Planos evolutivos. Características, principais aspetos do ciclo de vida e da ecologia de filos representantes de diferentes planos estruturais. Filo Arthropoda (Myriapoda, Chelicerata, Hexapoda, Crustacea). Características gerais dos Artrópodes. Evolução e taxinomia. Exemplos de espécies existentes em Portugal. Insecta: morfologia externa e características principais do ciclo de vida. Organização taxinómica. Características das principais ordens: Hemiptera, Coleoptera, Lepidoptera, Diptera, Hymenoptera. Exemplos de espécies com interesse ecológico e económico. Cordados. Grandes linhas evolutivas. Agnatha e Gnathostomata. Anfíbios: Ecologia e aspetos do ciclo de vida. Répteis, aves e mamíferos: Principais grupos, ecologia e aspetos do ciclo de vida. Espécies portuguesas, estado de conservação e ameaças.

Métodos de ensino e avaliação

Frequência: presença regular às aulas práticas, com tolerância máxima de 4 faltas (2 no módulo Botânica e 2 no módulo Zoologia).

Avaliação contínua com possibilidade de dispensa de exame final se nota média igual ou superior a 12 valores.

Nota média igual ou superior a 12 para dispensa de exame.

Exame final sobre toda a matéria teórica e prática

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre