Disciplina Curricular

Estatística Estat

Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica - LEZ 2010-2011

Contextos

Grupo: LEZ 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Rever e aprofundar conceitos e métodos de sumarização e visualização de dados. Conhecer os principais modelos probabilísticos que constituem as bases da inferência estatística clássica. Construir e interpretar intervalos de confiança e testes de hipóteses para os principais parâmetros populacionais e testes de ajustamento. No final desta unidade curricular (UC) o aluno deverá ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências teóricas e computacionais que lhe permitam: (i) descrever conjuntos de dados através de indicadores numéricos e diversos tipos de gráficos; (ii) aplicar a inferência estatística (testes de hipóteses e/ou intervalos de confiança) para responder a questões suscitadas pela análise exploratória, validando os pressupostos das metodologias inferenciais.

Programa

Parte A - Estatística descritiva a uma e duas dimensões 1. Tabelas de frequência e representação gráfica. 2. Indicadores de localização e dispersão de dados unidimensionais; noção e identificação de “outlier”. 3. Dados bidimensionais: indicadores numéricos; regressão linear simples; método dos mínimos quadrados; coeficiente de determinação. Parte B - Teoria da probabilidade 1. Breve revisão dos conceitos de probabilidade de acontecimentos: definição axiomática, teoremas da probabilidade total e de Bayes. 2. Variáveis aleatórias e vetores aleatórios: funções distribuição cumulativa, massa de probabilidade de uma v.a. discreta e densidade de uma v.a. contínua. Parâmetros populacionais. 3. Principais distribuições discretas (uniforme, binomial, geométrica, hipergeométrica e de Poisson) e contínuas (uniforme, normal, qui-quadrado, t e F). Parte C - Inferência Estatística 1. Teoria da estimação: população, amostra aleatória, estimador, estimativa. 2. Intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos; construção e interpretação. 3. Testes qui-quadrado baseados na estatística de Pearson.

Métodos de ensino e avaliação

O tempo letivo está repartido entre aulas teóricas e aulas teórico-práticas. As aulas teóricas são expositivas promovendo-se a interação com os alunos. São expostos os conceitos e metodologias devidamente complementados com exemplos. Fazem-se algumas demonstrações simples de resultados essenciais. Nas aulas teórico-práticas pretende-se que os alunos participem ativamente na resolução e discussão dos exercícios propostos e que procurem esclarecer dúvidas. Os exercícios são resolvidos com apoio de calculadora e também, sempre que possível, utilizando o software R. Durante o período letivo e o período de avaliações estão a funcionar horários de atendimento a alunos (cerca de 6 horas por semana) para esclarecimento de dúvidas. A avaliação consiste na realização de dois testes ou exame, sendo o 2º teste realizado em simultâneo com a 1ª chamada. Caso o aluno não seja aprovado na 1ª chamada (por testes ou exame), poderá realizar um exame na 2ª chamada. A classificação obtida por testes ou exame é ponderada com a nota obtida em questionários realizados nas aulas práticas. Oral facultativa para alunos com nota final superior a 17 valores. Em caso de não comparência à oral, a nota final será 17 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre