Disciplina Curricular
Pastagens e Forragens: Produção, Conservação e Beneficiação PF-PCB
Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica - LEZ 2010-2011
Contextos
Grupo: LEZ 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver conceitos sobre os princípios da produção, utilização, conservação e beneficiação de pastagens e forragens
Programa
1 Introdução 1.1 Principais conceitos 1.2 História e evolução recente 1.3 Importância económica, social e ambiental das pastagens e forragens em Portugal e no Mundo 1.4 Principais condicionantes e oportunidades da produção de pastagens e forragens em Portugal 2 Principais espécies pratenses e forrageiras 2.1 Gramíneas 2.2 Leguminosas 2.3 Espécies de outras famílias 3 Fundamentos da produção e utilização de pastagens e forragens 3.1 Aspectos morfológicos e fisiológicos do crescimento e desenvolvimento de gramíneas e leguminosas pratenses e forrageiras 3.2 Produtividade de pastagens e forragens. Influência dos factores edafo-climáticos 3.3 A competição em misturas. Equilíbrio gramíneas-leguminosas 3.4 Produtividade e composição botânica 3.5 Sazonalidade na produção e utilização de pastagens e forragens 3.6 Produtividade secundária de pastagens e forragens 4 Melhoramento, instalação, maneio e utilização de pastagens 4.1 Pastagens naturais versus pastagens semeadas 4.2 Pastagens de sequeiro 4.3 Pastagens de regadio 4.4 Pastagens de montanha 4.5 Fundamentos do pastoreio animal 4.6 Maneio de pastagens sob pastoreio e resposta animal 4.7 Algumas substâncias antinutricionais e tóxicas das pastagens. Influência no bem estar animal 5 Produção, conservação e utilização de forragens 5.1 Forragens versus pastagens 5.2 Forragens anuais de sequeiro 5.3 Forragens anuais de regadio 5.4 Forragens bienais e vivazes 5.5 Conservação de forragens 5.6 Utilização de forragens
Métodos de ensino e avaliação
A admissão a exame está condicionada à presença em 75% de todas as aulas leccionadas.
Avaliação contínua através da realização de 2 testes escritos ou um exame final escrito para os estudantes que não obtiveram na avaliação contínua nota igual ou superior a 10.
Os alunos com nota final igual ou superior a 16 terão de realizar um exame oral sobre a identificação e caracterização de espécies pratenses e forrageiras.