Disciplina Curricular
Genética Genet
Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica - LEZ 2010-2011
Contextos
Grupo: LEZ 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender os princípios genéticos subjacentes ao melhoramento genético animal e à conservação da diversidade genética. Estes princípios incluem aspetos de genética mendeliana, molecular, de populações e quantitativa.
Programa
Genética de expressão Relação entre genótipo e fenótipo à luz do dogma central da biologia molecular. A estrutura de genes, mutações e seus efeitos. Genética de transmissão Monohibridismo, séries alélicas, ligamento ao sexo, dihibridismo e segregação independente, polihibridismo, interações génicas, recombinação e mapas genéticos. Genética molecular Organização de genomas. Genomas dos principais animais domésticos. Principais métodos de sequenciação para obtenção de marcadores moleculares. Diferentes tipos de marcadores moleculares e sua utilização. Genética de populações Lei do equilíbrio de Hardy-Weinberg. Fatores de evolução: migração, mutação, seleção, deriva genética. Endogamia: tamanho efetivo da população, consanguinidade e genealogias. Genética Quantitativa O determinismo e a distribuição do valor das características quantitativas na população heterogénea. Decomposição do valor fenotípico nas componentes genética e ambiental. Decomposição do valor genotípico. Os conceitos valor médio da população, efeito médio de um alelo, valor aditivo (ou reprodutivo), desvio de dominância e desvio de interação. Os conceitos de heritabilidade em sentido lato, heritabilidade em sentido restrito, ganho genético de seleção, melhor preditor empírico linear não enviesado (EBLUP) do efeito genético, correlação genética entre características e repetibilidade. Estimação de parâmetros genéticos em populações de fecundação cruzada: regressão descendência/progenitor; regressão descendência/progenitor médio, análise de famílias de meios-irmãos, análise de famílias de irmãos completos.
Métodos de ensino e avaliação
A frequência à disciplina obtém-se com 80% de presenças nas aulas teórico-práticas.
A avaliação de conhecimentos faz-se (i) por testes/trabalhos, ou (ii) por exame final.
O aproveitamento da avaliação contínua obtém-se com uma classificação média (ponderada) igual ou superior a 9,5 valores no conjunto de 3 testes/trabalhos a realizar, desde que em nenhum a classificação seja inferior a 8,0 valores.