Disciplina Curricular

Anatomia e Fisiologia Animal I AFA_I

Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica - LEZ 2023-2024

Contextos

Grupo: LEZ 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os conteúdos programáticos foram estabelecidos em função dos objetivos da unidade curricular e das competências que devem ser adquiridas pelos estudantes. O elenco dos objectivos educacionais traduz-se em comportamento no sentido que se obriga a fazer cumprir tarefas e que se objectiva naquilo que o formando/discente não era capaz de fazer antes da formação, mas é capaz de realizar no final do período de aprendizagem. A Anatomia e Fisiologia Animal I é uma unidade curricular que visa apetrechar o discente na compreensão da existência de possíveis padrões anatómicos que sofrem alterações em diferentes animais com aptidões físicas diferenciadas, concepções da máxima importância no crescimento cognitivo do estudante que necessita de aptidões variadas que respondam à análise de sistemas de produção, concepção e implementação de políticas de desenvolvimento da produção animal e a gestão de actividades e tecnologias que melhorem a produtividade e menorizem os problemas que estes sistemas suscitam. Nesta lógica formativa, pretende-se com os conteúdos programáticos da componente teórica que o estudante compreenda as diferentes leis e princípios anatómicos, a biomecânica do movimento e assim, a construção esquelética de base, os tipos e grupos de músculos e suas funções e a tipologia articular, espalncnologia dos mamíferos e aves, a pele e o casco e a mama.

Programa

Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos a atingir, das competências a adquirir e do desenvolvimento progressivo de um raciocínio baseado no conhecimento científico atual e treinado para enquadrar situações que envolvam as ciências morfológicas em diversos cenários das Ciências Veterinárias. Assim, o conteúdo desta disciplina, designada UC, visa dotar o discente de conhecimentos sobre um vocabulário novo, e próprio, das estruturas anatómicas que constituirão a sua base de trabalho, nomeadamente no que concerne as estruturas que constituem o sistema de base da locomoção e movimento (esquelético, muscular e articular) e ainda providenciar que o docente tenha conhecimentos sobres os órgaose o controlo hormonal do corpo, particularidades da pele, casco e mama/úbere. Visa ainda conferir ao discente conhecimentos sobre as estruturas anatómicas do cadáver associada sempre com uma clara visão sobre a razão funcional dessas estruturas e a aplicação clínica desses conhecimentos.

Métodos de ensino e avaliação

1. A lecionação da componente teórica da Anatomia e Fisiologia Animal I recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, incluindo exibição de fotografias e projeção de filmes. Sempre que necessário utiliza-se quadro de parede para explicações adicionais que facilitem o entendimento que conduz à construção mental tridimensional do corpo anima . O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A alusão à transferência de informação e de conhecimento para a sociedade, prevista nos objetivos da UC, pretende sensibilizar os estudantes para a relevância dos temas abordados na sociedade atual/mundo global, contribuindo para o seu correto enquadramento e melhorando a perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. A interação e a discussão de aspetos mais complexos/multifatoriais são encorajadas como formas de consolidação e de aprofundamento dos conhecimentos. É importante partilhar dúvidas e questões, identificar convicções erradas e pressupostos distorcidos, de modo a envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem, aumentando os níveis motivacionais, bem como agilizar e flexibilizar a aplicação das capacidades e dos conhecimentos adquiridos “em contextos distintos”, fruto da influência de diferentes fatores e variáveis. 2. A componente prática dos conteúdos programáticos é realizada na osteoteca/laboratório, sala de computadores ou laboratório de acordo com a temática sujeita a ensino!aprendizagem, equipados adequadamente com o material didáctico necessário para o ensino-aprendizagem das temáticas desta UC. Os estudantes são divididos em grupos e assistam e participam nas atividades necessárias para a aprendizagem, sob a orientação de um docente, o qual começa por fazer a explanação necessária à orientação e identificação óssea nos diferentes animais de índole veterinária, à demonstração de grupos musculares e órgãos, à avaliação de cascos, à demosntação de mecanismos fisiológicos. Nesta componente prática procura-se que os estudantes vejam e compreendam. Procura-se ainda que de forma metódica adquiram e consolidem noções de boas práticas laboratoriais. A classificação final será obtida através da fórmula: CF = % nota de avaliação Teórica 3. A avaliação da componente teórica é realizada através de um exame escrito com questões de resposta rápida (resposta curta, respostas múltiplas, verdadeiro e falso, texto com espaços para preencher). A componente prática é avaliada é em exame escrito onde os estudantes realizam uma prova prática sorteada de entre um conjunto de provas previamente conhecido e realizado nas aulas práticas. É importante sublinhar que a avaliação dos estudantes é também importante para aferir a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas, na observância dos objetivos da UC, e para no futuro se realizar os ajustamentos adequados nas metodologias de ensino e de avaliação de conhecimentos e de competências. 4. Horas de contacto (Estudo e tutorial): 24 horas; Ensino teórico– 24 horas; horas; Ensino prático e laboratorial – 24 horas

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre