Disciplina Curricular

Higiene e Sanidade HSan

Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica - LEZ 2023-2024

Contextos

Grupo: LEZ 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos Gerais Iniciar os estudantes em conceitos básicos sobre doenças infecciosas, parasitárias e metabólicas e nos métodos mais frequentemente aplicados à higiene e à sanidade animal em explorações pecuárias.de bovinos, pequenos ruminantes, suínos, aves e coelhos. Promover a capacidade profissional de integrar e de coordenar equipas multidisciplinares na área da sanidade e produção das populações animais. Objectivos Específicos Melhorar a aptidão do estudante na identificação e na correcção dos pontos críticos que afectem a biossegurança das explorações, contribuindo, desta forma, para melhorar a produtividade, a rentabilidade, o bem-estar animal e redução do risco zoonótico. Serão avaliados os pontos críticos e as práticas de maneio hígio-sanitário, utilizadas em sistemas de produção, com maior incidência no regime intensivo onde a pressão de produção e a biossegurança são mais relevantes. Serão propostos programas de profilaxia, de controlo e de erradicação de doenças adequados aos estatutos sanitários dos efectivos ou de região, enquadrados nos condicionalismos de mercado, garantindo um produto de qualidade para os consumidores.

Programa

Ensino Teórico: O programa incidirá sobre conceitos básicos de Patologia, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia e Epidemiologia para compreender as estratégias de Higiene e Sanidade aplicadas a animais de espécies com interesse pecuário. Serão avaliadas as boas práticas de biossegurança e de maneio hígio-sanitário, aplicado às várias espécies animais, referenciando-se aspectos particulares de alguns sistemas, com uma vocação produtiva especializada. Serão sempre consideradas, prioritariamente, as fases da produção em que o animal esteja sujeito a um stress acrescido e à forma de o minimizar. Temas desenvolvidos - Generalidades de Patologia - Patologia: adaptação, lesão e morte celular - Patologia- Perturbações da circulação - Patologia-Inflamação e Reparação - Generalidades de Microbiologia - Generalidades de Parasitologia - Generalidades de Epidemiologia - Generalidades de Imunologia - Generalidades sobre Higiene - Generalidades sobre Maneio Sanitário - Doenças Infecciosas comuns a diversas espécies animais - Higiene e Maneio Sanitário de Bovinos - D. Infecciosas e Parasitárias de Bovinos - Higiene e Maneio Sanitário de Ovinos e Caprinos - D. Infecciosas e Parasitárias de Ovinos e Caprinos - D. metabólicas dos Ruminantes - Higiene e Maneio Sanitário de Suínos - D. Infecciosas e Parasitárias de Suínos - Higiene e Maneio Sanitário de Coelhos - D. Infecciosas e Parasitárias de Coelhos - Análise custo-benefício de acções higio-sanitárias Ensino Prático: Incidirá, sobre estudos de caso dos principais programas sanitários nacionais e regionais e sobre alguns sistemas de produção animal relevantes. Serão efectuadas aulas de campo de grupos de 5/7 alunos com acompanhamento de equipas veterinárias na execução dos programas sanitários de Tuberculose, Brucelose e Leucose. Serão efectuadas deslocações a explorações pecuárias intensivas de suínos e de aves para observação de práticas de maneio sanitário. Utilizar-se-ão técnicas de gestão técnico-económica da empresa pecuária, recorrendo-se a programas informáticos para interpretar dados, identificar as principais constrições da produção, listar intervenções correctivas e re-estabelecer metas que permitam garantir a viabilidade económica das explorações. Como auxiliares do processo de tomada de decisão sanitária, utilizar-se-ão modelos económicos que permitam avaliar a relação custo-benefício da implementação de medidas correctivas Temas desenvolvidos -Implementação de Métodos de Limpeza e Desinfecção de Instalações Pecuárias. -Promoção de Biossegurança de Instalações Pecuárias -Recolha, conservação e envio de amostras para diagnóstico histo-patológico. -Recolha, conservação e envio de amostras para diagnóstico laboratorial de doenças parasitárias. -Recolha, conservação e envio de amostras para diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas. -Patologia Animal- Preparação de lâminas -Patologia Animal – interpretação microscópica -Microbiologia –culturas celulares, bacteriológicas e micológicas. -Microbiologia – Testes de diagnóstico -Parasitologia – preparação de amostras para microscopia -Parasitologia – Testes de diagnóstico -Epidemiologia Aplicada -Vias de administração de medicamentos em Bovinos -Vias de administração de medicamentos em Pequenos Ruminantes -Métodos de gestão técnico-económica aplicadas ao maneio hígio-sanitário de explorações pecuárias.

Métodos de ensino e avaliação

Tipos de horas de contacto: Ensino teórico – 35 horas; Ensino teórico-prático – 13 horas; Ensino prático e laboratorial – 22 horas; Orientação tutorial – 14 horas A lecionação da componente teórica da Higiene e Sanidade recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, incluindo exibição de fotografias e projeção de filmes, e utilizando o quadro de parede para explicações adicionais e/ou para a resolução de exercícios. O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A interação e a discussão de aspetos mais complexos/multifatoriais são encorajadas como formas de consolidação e de aprofundamento dos conhecimentos. As aulas teórico-práticas baseiam-se na exposição, discussão e resolução de casos práticos (case-based learning). A alusão à transferência de informação e de conhecimento para a sociedade, prevista nos objetivos da UC, pretende sensibilizar os estudantes para a relevância dos temas abordados na sociedade atual/mundo global, contribuindo para o seu correto enquadramento e melhorando a perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Dado o carácter prático de muitas das matérias a lecionar, são propostos e apresentados nas aulas teórico-práticas, vários exercícios e casos práticos recolhidos de inquéritos a clientes ou resultantes de projetos de investigação. Os estudantes aprendem fazendo, refletindo e tomando decisões sobre listas de problemas e de soluções propostas, aperfeiçoando as suas competências de modo pró-ativo. É importante partilhar dúvidas e questões, identificar convicções erradas e pressupostos distorcidos, de modo a envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem, aumentando os níveis motivacionais, bem como agilizar e flexibilizar a aplicação das capacidades e dos conhecimentos adquiridos “em contextos distintos”, fruto da influência de diferentes fatores e variáveis. A componente prática dos conteúdos programáticos será realizada em laboratórios/estábulos equipados para o ensino-aprendizagem das temáticas desta UC. Os estudantes são divididos em grupos de 5-7 elementos e participam / executam atividades enunciadas no programa, sob a orientação de um docente, o qual começa por fazer uma breve introdução/ demonstração da técnica. Nesta componente prática procura-se que os estudantes façam (hands on) as técnicas principais e assistam à execução/demonstração das técnicas complementares, para além de adquirirem e consolidarem noções de boas práticas laboratoriais. A realização, apresentação e discussão (colectiva ou individual) do trabalho prático potencia as vantagens de partilha de conhecimentos intra e inter grupos e promove o desenvolvimento das competências de recolha e análise crítica de informação de vários tipos e origens. Estudo orientado, na discussão de casos, etc. Participação em atividades / projetos de investigação e alusão na lecionação aos últimos resultados da investigação. A avaliação da componente teórica será realizada através de um exame escrito com questões de resposta rápida (resposta curta, respostas múltiplas, verdadeiro e falso, texto com espaços para preencher e 20-30% de perguntas de desenvolvimento. A componente prática será avaliada em exame escrito em que os estudantes resolvem problemas enunciados. A avaliação dos estudantes é também importante para aferir a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas, na observância dos objetivos da UC, e para no futuro se realizar os ajustamentos adequados nas metodologias de ensino e de avaliação de conhecimentos e de competências.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre