Disciplina Curricular

Pastagens e Forragens PastFor

Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica - LEZ 2023-2024

Contextos

Grupo: LEZ 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprender os aspetos biológicos, fisiológicos e culturais mais relevantes das pastagens e forragens, a principal base da alimentação animal. Conhecer as principais espécies, de gramíneas, de leguminosas e de outras famílias, anuais e vivazes com interesse pratense e/ou forrageiro para o sistema agro-silvo-pastoril. Relacionar o crescimento e estádio de desenvolvimento das plantas com o seu valor nutritivo. Conhecer os sistemas de pastoreio e as relações animal-pastagem e animal-solo. Adquirir a capacidade para sugerir misturas de espécies mais adaptadas a um condicionalismo ambiental e para selecionar as práticas culturais mais adequadas à implantação e maneio de uma pastagem ou cultura forrageira. Compreender as relações entre as disponibilidades e necessidades alimentares e a sua sazonalidade, e reconhecer a necessidade de suplementação. Conhecer os principais processos de conservação de forragens e os fatores que mais influenciam a qualidade dos fenos e silagens e a sua avaliação.

Programa

1. Importância económica, social e ambiental das pastagens e forragens Principais condicionantes e oportunidades em Portugal e no Mundo 2. Principais espécies pratenses e forrageiras Gramíneas. Leguminosas. Outras famílias 3. Fundamentos da produção e utilização de pastagens e forragens Aspetos morfológicos e fisiológicos do crescimento e desenvolvimento Produtividade. Influência dos fatores edáfico-climáticos A competição em misturas Produtividade e composição botânica Sazonalidade na produção e utilização Produtividade secundária 4. Melhoramento, instalação, maneio e utilização de pastagens Pastagens naturais versus pastagens semeadas Pastagens de sequeiro e de regadio. Pastagens de montanha Fundamentos do pastoreio animal Algumas substâncias anti-nutricionais e tóxicas 5. Produção, conservação e utilização de forragens Forragens anuais de sequeiro e de regadio Forragens bienais e vivazes Conservação de forragens: fenação, ensilagem, feno-silagem, desidratação Utilização de forragens Micotoxinas

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas de 2 horas e aulas teórico-práticas de 3 horas. Semanalmente há 5 horas para esclarecimento de dúvidas. A admissão a avaliação está condicionada à presença em 75% de todas as aulas lecionadas. Avaliação contínua através da realização de 2 testes escritos. Exame final escrito para os alunos que não obtiveram na avaliação contínua nota igual ou superior a 10 valores. Os alunos com nota final igual ou superior a 16 valores terão de realizar um exame oral sobre a identificação e caracterização de espécies pratenses e forrageiras.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre