Disciplina Curricular

Fisiologia da Produção Animal FPAn

Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica - LEZ 2023-2024

Contextos

Grupo: LEZ 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A “Fisiologia da Produção Animal é uma unidade curricular que visa apetrechar o discente na compreensão das bases fisiológicas e metabólicas que suportam as principais funções produtivas dos animais domésticos. Pretende-se que apresentar os principais princípios fisiológicos de forma aplicada a exemplos prático e concretos da prática de modo a facilitar a sedimentação dos conhecimentos a integração com o conhecimento das metodologia de produção es sistemas de produção animal. Estas bases fisiológicas aplicadas são da máxima importância no crescimento cognitivo do estudante que necessita de aptidões variadas que respondam à análise de sistemas de produção, conceção e implementação de políticas de desenvolvimento da produção animal e a gestão de atividades e tecnologias que melhorem a produtividade e menorizem os problemas que estes sistemas suscitam. Nesta lógica formativa, pretende-se com os conteúdos programáticos da componente que o estudante compreenda e reconheça a aplicabilidade dos diferentes princípios fisiológicos e metabólicos que suportam o crescimento e a produção de carne e leite.

Programa

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular inclui aspetos aplicados de: i) Termoregulação; Massa e superfície corporal e produção e dissipação de calor. Zonas de térmicas para homeotérmicos. Mecanismos fisiológicos de compensação e adaptação ao stress térmico. Revestimento corporal (pelo, lâ e penas). ii) Fisiologia digestiva; Maturação enzimática e morfológica do tubo digestivo, reconhecimento das crias pela mãe, colostro, e desmames precoces. Estratégias digestivas dos herbívoros; Simbioses hospedeiro – microbiota e principais vias metabólicas envolvidas. Metanogénese e bioidrigenação. Secreção salivar, absorção e motilidade gastro-intestinal e ingestão voluntária. iii) Fisiologia da lactação iv) Reservas corporais e distúrbios metabólicos provocados por deposições e mobilizações excessivas. V) Fisiologia do movimento e biomecanica. vi) Fisiologia do stress e impacto de contaminantes ambientais.

Métodos de ensino e avaliação

As horas de contacto são: Ensino teórico (18 horas); Ensino teórico-prático (10 horas). A lecionação da componente teórica recorre à exposição oral, apoiada na projeção de slides, e utilizando o quadro de parede para explicações adicionais. O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. As aulas teórico-práticas têm uma forte componente de discussão de estudos de caso e artigos selecionados. A avaliação final é realizada através de um exame escrito com uma componente teórica com questões de escolha múltipla.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre