Currículo

Sociedade e Território SocTer

Contextos

Groupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos (1) conheçam a terminologia, noções e conceitos básicos de sistema agrário e rural e de estrutura e sistema social, (2) compreendam e identifiquem as condições de diversidade e complexidade de sistemas agrários e rurais, (3) conheçam as variáveis que a longo prazo influenciam decisivamente a relação das sociedades com o meio biofísico (4) apreendam a historicidade das transformações do espaço (5) compreendam a emergência e as características da economia rural.

Programa

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural 1.1 – Introdução 1.2 – Da questão da terra à utilização do espaço 1.3 – Análise do espaço rural (incultos, floresta, agricultura, actividades territoriais, actividades associadas à herança patrimonial, a dimensão ambiental, o rural) 1.4 – A noção de sistema rural 2. Sistemas rurais e condicionantes do meio 2.1 – O debate sobre a relação entre os sistemas rurais e o meio; a questão da sustentabilidade 2.2 – “Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” (Diamond) 3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento 3.1 – Uma introdução ao desenvolvimento rural 3.2 – Património, produtos de qualidade e turismo rural 3.3 – Serviços ambientais: paisagem

Método de Avaliação

1. Avaliação ao longo do semestre
A avaliação contínua tem três componentes:
a) Realização e apresentação de 1º trabalho de grupo (relativo ao ponto 2. do programa)
b) Realização e apresentação de 2º trabalho de grupo (relativo ao ponto 1. do programa)
c) Trabalho individual (ficha de leitura) e desempenho na aula
A classificação final é a média das três componentes
- O texto relativo à apresentação do 1º trabalho de grupo deve ser entregue 48 horas antes da mesma. Data prevista de apresentação na semana de 19 de Março (e 26 ? de Março).
- Os esquemas do 2º trabalho de grupo a discutir na aula devem ser entregues 48 horas antes dessa discussão. A discussão de esquemas está prevista para as semanas de 2 a 16 de Abril. Apresentações dos trabalhos previstas para as semanas de 30 de Abril e 7 de Maio.
- A ficha de leitura individual (sobre texto a distribuir oportunamente na aula) deverá ser entregue até 6 de Junho.
2. Avaliação por Exame Final
Exame Final escrito, segundo as normas em vigor no ISA.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The new rural paradigm: policies and governance, OCDE.: OCDE 2006
  • O espaço rural. Declínio da agricultura, Lisboa, Celta.: Baptista, Fernando 2010
  • Colapso: ascensão e queda das sociedades humanas, Lisboa, Gradiva.: Diamond, Jared 2008

Secundária

  • Questioning collapse: human resilience, ecological vulnerability, and the aftermath of the empire, New York, Cambridge University Press.: McAnany, Patrícia e Yoffee, Normam 2010
  • Meio ambiente e desenvolvimento, São Paulo, Editora Senac.: Veiga, José Eli 2006
  • Floresta e sociedade: um percurso (1875-2005), Silva Lusitana 13 (2): 143-157.: Radich, M. C. & Baptista, F. 2005
  • Guia de Observação do Património Rural, Lisboa, Direcção Geral de Agricultura e desenvolvimento Rural.: DSATAR 2009
  • Espaços Rurais como Espaços Turísticos. Reflexões em torno da construção da oferta de turismo em espaço rural, em Portugal” em Portela, José e Caldas, João C. (org.), Portugal Chão, Oeiras, Celta Editora.: Ribeiro, Manuela 2003

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º semestre

2026/2027 - 1º semestre

2024/2025 - 1º semestre