Disciplina Curricular

Engenharia Aplicada à Arquitectura Paisagista EAAP

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2010-2011

Contextos

Grupo: MAP 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se dotar o estudante de Arquitectura Paisagista com os conhecimentos básicos essenciais para que lhe seja possível integrar activamente equipas de projecto multidisciplinares e analisar algumas componentes de engenharia em projectos.

Programa

Módulo I: Relações solo-planta-atmosfera 1. Conceitos gerais. A água no solo - Equação de Darcy, resistências. Movimento de água no solo. 2. Necessidades hídricas das plantas. Oportunidade de rega e dotação de rega. 3.Especificidades da rega em AP e estimativa das necessidades hídricas das plantas. 3.1 Casos especiais em AP: interacções microclimática e hidráulica entre estratos, sinergias 3.2 Estimativa da evapotranspiração (ET) 3.3 Estimativa de ETo. 3.4 Estimativa da ET em AP – abordagem 1 - ETo e coeficientes culturais em AP. 3.5 Estimativa da ET em AP – abordagem 2 - coeficiente de landscape (KL). 3.6 Sustentabilidade nos usos da água, energia e materiais nos jardins (Módulo I). Módulo II - Estruturas seleccionadas em AP 1. Muros de suporte de terras. Conceitos gerais. 2. Novas estruturas na paisagem urbana: coberturas e paredes verdes Módulo III - Noções de Hidráulica 1. Conceitos gerais. 1.1 – Propriedades físicas da água. 1.2 - Fundamentos de Hidráulica - Hidrostática (revisão). pressão hidrostática; distribuição de pressões num líquido em repouso; altura e cota piezométrica. Hidrodinâmica (revisão): caudal, lei da continuidade, lei de Bernoulli para fluidos ideais. 2. Escoamentos sob pressão, perdas de carga, bombas hidráulicas. Módulo IV - Rega por aspersão e localizada 1. Classificação dos sistemas de rega. Descrição e constituição dos sistemas: noções de eficiência de aplicação e de uniformidade de distribuição. Sistemas de rega por aspersão: elementos constitutivos, tipos de instalações. Sistemas de rega localizada: equipamentos constituintes, tipos de instalações. 2. Cálculo de algumas componentes dos sistemas de rega. 3. Equipamentos e programadores de rega. Módulo V - Condução da rega 1. Indicadores e equipamentos versus modelação. Diagnóstico do estado hídrico do solo e/ou plantas. 2. Balanço hídrico e necessidades de rega em conforto hídrico e em rega deficitária. 3. Condução da rega deficitária - indicadores e sensores.

Métodos de ensino e avaliação

Métodos de Avaliação 2023/2024 Avaliação realizada em dois testes (com pesos iguais, média ≥ 9,5): • Teste 1: no final do módulo I (incide sobre o módulo I, nota mínima 8) • Teste 2: no final do módulo V (incide sobre os módulos II, III, IV e V, nota mínima 8) Ou em exame final (se obtida a respectiva frequência). Os alunos que não obtiverem aproveitamento (ou classificação para frequência) em um dos testes poderão realizar a parte correspondente em exame (mas apenas na data da 1ª chamada). Obtenção de frequência: Obtenção de nota mínima de 5 valores em cada um dos testes e realização de 3 Quizzs (Módulo II). Classificação final: (Teste 1+Teste 2)/2 x 0,8 + (Quizz 1 + Quizz 2 + Quizz 3)/3 x 0,2

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre