Disciplina Curricular

Génese e Qualidade do Solo GQS

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2010-2011

Contextos

Grupo: MAP 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir conhecimentos gerais sobre: (i) os processos gerais de formação dos solos e do papel dos diversos factores de formação dos mesmos que condicionam a sua diversidade e distribuição a diferentes escalas; (ii) a classificação de solos e a análise de documentos cartográficos; (iii) a avaliação de terras e da qualidade do solo.

Programa

As funções do solo, os ecossistemas e a sociedade. Factores de formação do solo. Processos gerais de formação, evolução e distribuição dos solos à escala global e local nas principais regiões bioclimáticas. Sistematização universal dos solos (“World Reference Base for Soil Resources”; “Soil Taxonomy”). Classificação dos solos que ocorrem em Portugal e análise das condições que determinam a sua distribuição e características. Análise da informação cartográfica dos solos em Portugal. Organismos do solo. As acções dos organismos. Grupos de organismos. Diversidade, abundância, biomassa e actividade metabólica. Fixação simbiótica de azoto. Sistemas micorrízicos. O solo, a dinâmica do carbono e dos nutrientes e a estabilidade dos ecossistemas. Interacções entre o solo e as plantas; a diversidade do perfil do solo, o sistema de uso e a qualidade do solo. Avaliação de terras (“land evaluation”) e da qualidade do solo. Modificações das funções do solo. Processos de degradação e a resiliência do solo. As características do solo e os princípios gerais para a conservação e reabilitação do solo.

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular GÉNESE E QUALIDADE DO SOLO compreende dois módulos: (a) Factores e processos de formação do solo, (b) Classificação, avaliação e qualidade do solo e da terra.
A frequência da unidade curricular é obtida por intermédio da participação nas aulas. Como requisito mínimo é obrigatório a presença em 21 das 28 sessões lectivas previstas. Este requisito não se aplica aos alunos com o estatuto de trabalhador-estudante (Lei nº 116/97).
A avaliação da unidade curricular far-se-á:
(a) Através de testes abrangendo a matéria de cada módulo, cuja nota mínima é de oito valores. Desde que a nota média obtida nos módulos seja no mínimo de dez valores, o aluno poderá prescindir do exame final da unidade curricular.
(b) Através da realização de um Exame Final em que o aluno tem de obter uma nota mínima de 10 valores, sendo oito a nota mínima a obter em cada um dos módulos.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre