Disciplina Curricular
Projecto e Crítica do Espaço Público PCEP
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2010-2011
Contextos
Grupo: MAP 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina abrange a área de planeamento e de projecto em áreas urbanas, focando áreas onde se prevejam alterações e novas tendências de crescimento em espaço publico ou de uso publico. Objectivo : 1 - Dar aos finalistas do 2º ciclo de Bolonha em Arquitectura Paisagista uma percepção da abrangência da profissão, dos seus métodos, das suas bases teóricas. 2 - Preparar para uma pratica profissional sintetisando os procedimentos que fundamentam um plano e um projecto em Arquitectura Paisagista. 3 - Aplicar os métodos apresentados, e, trabalhando em grupo, resolver um case-study desenvolvendo um plano ou um projecto de Arq. Paisagista. 4 - Treinar a capacidade de apresentar em publico as suas ideias de projecto com recurso a tecnicas graficas, informáticas e de comunicação.
Programa
Introdução Historia de Ideias influents em Planeamento Espaço publico da Expo’98 Planeamento e Mudanço 1994-1998-2008 Visita de estudo ao local do case study Metodologia de Carl Steinitz:” A Framework for Landscape Planning; Representation, process Evaluation, Change, Impact, Decision. “ Representation Models; Cartografia e necessidade de dados Estudo Prévio do Case Study – orientações e primeiros esboços Process Models Complexidade,classificação, ecologia da paisagem prévia ao desenho de projecto ou Plano de paisagem Evaluation Models Revisão de Estudo previo Estudo Prévio / Ante Projecto Change Models: Sistemas impositivos; Estratégias com vista a alternativas Ante Projecto do Case study revisão Change Models Capacidade de Carga, Escala e Tempo, incerteza adaptação Impact Models Avaliação de Mudanças e riscos. Recuperação da paisagem Projecto de Execução ou Plano de Paisagem Decision Models Casos de estudo em Planeamento da Paisagem
Métodos de ensino e avaliação
Os alunos serão avaliados em todas as aulas praticas e a sua presença é obrigatória tanto nas aulas teóricas como praticas, não podendo exceder 25% de faltas. A avaliação faz-se através de:
1-Uma apresentação oral de 20 minutos para cada grupo a meio do semestre, e discussão das formas de resolução dos problemas.
2- Um trabalho escrito final
3-Um exame final oral, se possível com a participação das instituições envolvidas no case-study. Cada uma destas avaliações vale 30% da nota e a presença nas aulas 10%.