Disciplina Curricular
História do Urbanismo HUrba
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2010-2011
Contextos
Grupo: MAP 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina visa a aquisição de competências no âmbito da história do Urbanismo, considerando i) periodização e autores; ii) principais conceitos no âmbito do urbano e do seu projecto e iii) casos exemplares. O programa procura integrar de modo transversal a importância da paisagem, tanto como elemento fundamental no conceito de urbano como no enriquecimento da cultura das cidades.
Programa
O conteúdo teórico da disciplina reflectirá sobre a cidade ocidental e sobre a observação dos seus exemplos mais representativos – Lisboa, Barcelona, Paris. Serão utilizados casos concretos para observação, recorrendo-se à projecção de imagens preparadas para o efeito. Para além da bibliografia apresentada, quando oportuno, especificar-se-ão outras referências bibliográficas. O Programa estrutura-se nos seguintes tópicos: I. As origens da cidade europeia: do lugar à ideia. urbs e polis. As cidades medievais: cidades europeias entre o século XI e o século XV. As cidades renascentistas a partir do século XV II. O urbanismo como resposta à industrialização. A nova escala das cidades ocidentais. O projecto da metrópole e a infra-estruturação do território. Tipos urbanos e traçados barrocos | barroco, clássico, neoclássico. Modos de intervenção oitocentista. A formação da cidade industrial. Modos de intervenção urbanística: séculos XVIII-XIX. III. As cidades da disjunção modernista: o poder da máquina e a formação das grandes periferias. A base infra-estrutural do território. Inovações no conceito e projecto de cidade Urbanismo moderno. Cidade linear; cidade-jardim. Movimento moderno e modernismo; CIAM – congressos internacionais da arquitectura moderna. IV. Pós-moderno e pós-modernidade. Morfologia urbana; tendenza; “res” V. A cidade pós-industrial e a metrópole do início do séc. XXI. Circunstâncias funcionais, estruturais e políticas que enquadram a emergência da requalificação urbana dos tecidos urbanos existentes.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação será realizada mediante a elaboração de um ensaio sobre um dos temas tratados no programa e/ou realização de prova escrita final de acordo com o regulamento do curso. O interesse e assiduidade serão valorizados.