Disciplina Curricular

Ordenamento do Território - Níveis Regional e Nacional OTNRN

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2010-2011

Contextos

Grupo: MAP 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

7.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar a conhecer o sistema de planeamento existente em Portugal e os problemas decorrentes da sua aplicação, bem como as políticas sectoriais nacionais e europeias de O. T. Demonstrar os diferentes resultados da aplicação de uma mesma metodologia, o “Sistema-Paisagem”, a uma escala superior – a região. Estudar o Plano Regional de O.T. da região abordada e elaborar uma comparação crítica com o trabalho realizado. Estudar e discutir o Programa Nacional para a Política de O.T.

Programa

AULAS TEÓRICAS Análise dos processos de Ordenamento do Território em Portugal. Contribuições da Arquitectura Paisagista. Retrospectiva analítica do quadro legislativo, regulamentar e institucional dos instrumentos de ordenamento do território e da política de ambiente. Enquadramento supra-nacional e europeu. Estudo das principais figuras jurídicas de ordenamento do território. Relação entre o Ordenamento do Território e as políticas sectoriais, tais como: a Estrutura Ecológica (Municipal, Regional e Nacional / Reserva Agrícola Nacional (RAN), Reserva Ecológica Nacional (REN), Rede Natura 2000, Directiva Habitat) Estruturas Culturais: Viária/Transportes, Mobilidade Suave, Saneamento. Políticas Energética, de Desenvolvimento Urbano, Rural e Florestal. Ordenamento e Gestão das Áreas Metropolitanas e do Litoral. O Balanço Ecológico como instrumento de implementação da Estrutura Ecológica, aos vários níveis de planeamento. AULAS PRÁTICAS Estudo de uma região com a aplicação da metodologia “Sistema-Paisagem”. Delimitação da Estrutura Ecológica Regional. Análise e crítica das Estruturas Culturais. Proposta de um Conceito de Intervenção. Estudo e análise crítica do respectivo Plano Regional de OT, bem como do Programa Nacional para a Política de O.T. Discussão do livro: Gil, José (Portugal Hoje, o medo de existir)

Métodos de ensino e avaliação

Frequência: recensão do livro: Gil, José (2004) Portugal Hoje: o medo de existir, Relógio d’Água Edt.
Teórica: exame final – 60%
Prática: relatório do trabalho realizado – 40%

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre