Disciplina Curricular
Desenho de Representação e Apresentação da Paisagem DesRAP
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2016-2017
Contextos
Grupo: MAP 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Descobrir as potencialidades da expressão gráfica tanto na representação, como na apresentação dos processos em arquitectura paisagista. Reconhecer o desenho enquanto conceito aberto, é transversal a todas as áreas envolvidas na formação do arquitecto paisagista. Fomentar a interdisciploinaridade, dado que o desenho é seminal e/ou está implícito em todas as disciplinas desde a botânica, à História dos Jardins, dos Materiais Vegetais ao Ordenamento do Território . Revelar por via do Desenho, a consciência de um universo pessoal, resultado de experiências mentais e emotivas, essenciais nos processos criativos. Adquirir noções de envolvência e de atmosferas, em termos sensoriais, visuais, plásticos e estéticos. Apreender a razão da diferença entre mensagens casuais e intencionais, o essencial e o acessório.
Programa
Componente teórica Leitura analítica de imagens (desenhos, diapositivos e fotografia) . Visionamento de dvd’s sobre arquitectos e artistas plásticos. A Cor, nos processos de representação e apresentação da paisagem. Debates temáticos relacionando desenho, fotografia, filme, paisagem e arquitectura. Componente Prática Exercícios de observação do real, tendo como referentes, o Panejamento enquanto simulacro da paisagem e, os sólidos Platónicos, como sínteses da Arquitectura. Parcerias com as outras disciplinas, na apresentação Gráfica dos trabalhos em curso, na composição de cartazes e painéis, assim como na elaboração de power-points ou outros suportes digitais. Intervenção no Campus Universitário, expresso em Diário Gráfico, num concurso de ideias/soluções Exercícios qualificação, caracterização e experimentação plástica da cor. Desenvolvimento de um Diário Gráfico individual, de expressão idiossincrática, conducente à conciliação entre pensamento e registo.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é contínua e resulta de: Assiduidade, pontualidade. Regularidade da produção gráfica e consequente corpo de trabalho. Disponibilidade, sentido critico e criatividade. Honestidade intelectual. Qualidade Gráfica dos trabalhos apresentados. Relações interdisciplinares. Cumprimentos dos prazos.