Disciplina Curricular
Vegetação no Projecto de Paisagem Urbana VPPUrb
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025
Contextos
Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Progredir no conhecimento das plantas (nativas e exóticas) e aprofundar o conhecimento da sua aplicação prática na arquitetura paisagista. Desenvolver o espírito crítico e habilitar os alunos a tomar decisões conscientes do valor dos benefícios da vegetação. Bem como torná-los aptos a trabalhar (desenhar) com a vegetação na paisagem conciliando a vertente ecologia à componente estética e funcional.
Programa
1 – Principais formações vegetais de Portugal Continental. Áreas de ocupação. Árvores e arbustos mais comuns. Características climáticas. A sua utilização em projetos de arquitetura paisagista. 2 – Sebes. Funções e tipos. Quebra-ventos. Compartimentação. Fatores a observar no estabelecimento de cortinas. Espécies mais utilizadas. 3 – Taludes. Definição. Tipos. Revestimento. Modelação. Espécies a utilizar. 4 – Relvados e prados. Anatomia e morfologia das plantas mais utilizadas. Fisiologia. Adaptações ao meio e à utilização. Criação de relvados e de prados. Manutenção. 5 – Jardins botânicos. História e papel que desempenham. Os quatro jardins botânicos de Lisboa: Jardim Botânico da Ajuda, Jardim Botânico de Lisboa, Jardim Botânico Tropical e Parque Botânico da Tapada da Ajuda. Conservação de espécies ex situ. Biodiversidade. 6 – Árvores e vegetação no espaço urbano – sua importância. Papel que desempenham. O seu valor. Benefícios. Modelos de quantificação dos benefícios do arvoredo. Aspetos ambientais e funcionais. 7 - Transplante de árvores. 8 - Árvores de interesse público. Critérios de classificação e importância. 9 – Jardins de cobertura (“Roof gardens”). Jardins verticais. 10 – Jardins de Lisboa. História dos principais jardins e caracterização da sua composição arbórea. 11 – Elaboração de planos de plantação. Critérios de seleção de plantas. Peças escritas e desenhadas. 12 – Manutenção de espaços verdes. Operações culturais. Meios e recursos indispensáveis para a execução das operações culturais.
Métodos de ensino e avaliação
2 Trabalhos práticos com um peso de 8 (oito) valores (40%) para a nota final, valendo cada um dos trabalhos igual peso (data a entregar ao longo do semestre): Trabalho 1 – artigo sobre o tema para ler, resumir e apresentar Trabalho 2 – elaboração de um aplano de plantação (com as peças escritas e desenhadas) Teste escrito de avaliação individual com um peso de 12 (doze) valores (60%): A nota do exame escrito tem que ser > 6 valores (em 12 valores). Para a avaliação final é obrigatório dois trabalhos práticos e teste escrito