Disciplina Curricular
Desenho da Forma Matéria e Espaço DFMEsp
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025
Contextos
Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos de aprendizagem: - explorar os conceitos fundamentais da representação visual da Paisagem através de uma série de exercícios práticos, projectos e discussões teóricas; - aprender a comunicar eficazmente as suas ideias e conceitos de desenho através da representação visual; - focar a proficiência na representação de formas, na compreensão da materialidade e na criação de composições espaciais.
Programa
1 - História da representação visual da paisagem, tanto na pintura como no desenho de paisagem; 2 - Compreender as práticas contemporâneas e desenvolver trabalho utilizando o desenho como suporte ao projeto de arquitectura pasiagista; 3 - O papel do desenho no projeto em três grandes áreas: - O desenho como forma de notação, utilizado na familiarização com um lugar/espaço; - O desenho como previsão de uma ideia, explorando esboços rápidos e esquemas utilizados pelos arquitectos para ilustrar ideias. O desenho como comunicação persuasiva, criação de imagens para ilustrar projectos. Durante esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos demonstrem o que aprenderam através do desenvolvimento de um projeto com trabalho prático (exercícios de desenho) e uma explicitação dos conteúdos teóricos através de uma apresentação ou comentário escrito fundamentando as suas escolhas no projeto prático, demonstrando processo crítico e/ou reflexivo.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é feita tanto em apreciação formativa como sumativa. A avaliação formativa compreende a apresentação e discussão colectiva dos trabalhos dos alunos com feedback e recomendações sobre as melhorias necessárias. A avaliação sumativa compreende a avaliação contínua da participação do aluno nas aulas, assiduidade e pontualidade (10%) e a avaliação final da qualidade e quantidade do projeto prático (60%) e dos conhecimentos críticos/teóricos adquiridos (40%) demonstrados através de um comentário escrito.