Disciplina Curricular

Ecologia da Paisagem Aplicada EcPAp

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025

Contextos

Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo central é o de que os alunos possam resolver em conjunto situações e questões práticas reais com o recurso aos conceitos e às ferramentas da Ecologia da Paisagem, verificando o interesse e a vantagem da sua utilização. Nesta disciplina pretende-se que os alunos recorram ao uso de ferramentas informáticas já conhecidas, nomeadamente de Sistemas de Informação Geográfica e de Análise de Padrões.

Programa

No início da disciplina são apresentados possíveis casos de aplicação dos conceitos e das ferramentas da Ecologia da Paisagem, sendo seleccionado o caso (ou os casos) que mais interesse tenha(m) suscitado. Em todos os possíveis casos de aplicação incluem-se sempre análises de: 1. Padrões de elementos na paisagem, sejam elementos pontuais, lineares ou manchas, e sua interpretação; 2. Composição e configuração da paisagem em relação com os eu funcionamento; 3. Dinâmica da paisagem e seus processos. Em cada ano, o caso de estudo a desenvolver pelos alunos poderá variar de acordo com a actualidade e interesse do tema e com a disponibilidade da informação geográfica de base. Como exemplo, o estudo desenvolvido em 2009-2010 centrou-se numa questão central e num factor importante para a dinâmica da paisagem: o fogo. Respeitando as diversas fases da análise recorre-se à avaliação de: 1. Padrões de distribuição dos pontos de origem de incêndio; 2. Associação entre pontos de origem de incêndio e tipos de uso de solo; 3. Análise das áreas ardidas e suas formas; 4. Associação entre áreas ardidas e tipos de uso de solo (índices de selecção); 5. Dinâmica da paisagem através de matrizes de transição; 6. Matrizes de transição condicional: o fogo como processo e factor de dinâmica da paisagem. Utilizam-se em todos os casos e de uma forma bastante desenvolvida as ferramentas de informação geográfica, sendo todos os trabalhos desenvolvidos com recurso a software de Informação Geográfica e Análise de Padrões, e sendo as análises quantitativas finais realizadas em Excel (ou software de estatística), garantindo a possibilidade de utilização prática destas ferramentas no futuro profissional dos alunos.

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos trabalham em equipa analisando cada equipa as mesmas questões em áreas diferentes, ou diferentes questões para a mesma área, com apresentação por cada equipa dos resultados obtidos e com discussão geral em turma para comparação entre os diversos resultados. A avaliação é feita com base no trabalho, na apresentação e na discussão das equipas. Como previsto no regulamento do ISA os alunos têm direito a exame final, caso em que lhes é apresentado um trabalho individual.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre