Disciplina Curricular
Tecnologias da Água aplicadas em Arquitectura Paisagista TAAplAP
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025
Contextos
Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Formar sobre aplicações de engenharia no contexto da Arquitectura Paisagista, relacionadas com as tecnologias da água, designadamente em rega e suas infraestruturas. Treinar a quantificação das necessidades hídricas das plantas no contexto de aplicação ao projecto e à gestão da rega. Informar sobre métodos de rega, restrições, equipamentos de rega e acessórios, bem como sobre as bases do dimensionamento e no caso especial da gestão da rega em jardins. Habilitar os alunos a compreender e interpretar de forma crítica projectos de rega e treinar a reflexão numa perspectiva de gestão integrada de recursos hídricos e naturais (conservação da água e do solo).
Programa
Módulo I: Relações solo-planta-atmosfera. 1. Conceitos gerais. A água no solo (revisões). 2. Necessidades hídricas das plantas. 3. Especificidades da rega em AP e estimativa das necessidades hídricas das plantas. 3.1 Casos especiais em AP: interacções microclimática e hidráulica entre estratos, sinergias (revisão: balanço energético, partilha da radiação, advecção). 3.2 Estimativa da evapotranspiração (ET). 3.3 Estimativa da ET em AP – abordagem 1 - Evapotranspiração de referência (ETo) e coeficientes culturais em AP. 3.4 Estimativa da ET em AP – abordagem 2 – ETo e coeficiente de landscape (KL). 3.5 Sustentabilidade nos usos da água, energia e materiais nos jardins. Módulo II - Noções de Hidráulica. 1. Conceitos gerais. 1.1 – Propriedades físicas da água. 1.2 - Fundamentos de Hidráulica - Hidrostática (revisão). pressão hidrostática; distribuição de pressões num líquido em repouso; altura e cota piezométrica. Hidrodinâmica (revisão): caudal, lei da continuidade, lei de Bernoulli para fluidos ideais. 2. Escoamentos sob pressão, perdas de carga, bombas hidráulicas. Módulo III - Rega por aspersão e localizada. 1. Classificação dos sistemas de rega. Descrição e constituição dos sistemas: noções de eficiência de aplicação e de uniformidade de distribuição. Sistemas de rega por aspersão: elementos constitutivos, tipos de instalações. Sistemas de rega localizada: equipamentos constituintes, tipos de instalações. 2. Cálculo de algumas componentes dos sistemas de rega. 3. Equipamentos e programadores de rega. Módulo IV - Condução da rega. 1. Indicadores e equipamentos versus modelação. Diagnóstico do estado hídrico do solo e/ou plantas. 2. Balanço hídrico e necessidades de rega em conforto hídrico e em rega deficitária. 3. Condução da rega deficitária - indicadores e sensores.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: - opções: avaliação contínua ou exame final (mínimo 9,5, em qualquer dos casos) A avaliação contínua requer a realização de dois testes com classificação mínima de 8 valores. A nota final é a média dos 2 elementos de avaliação. No caso do exame, a classificação final é a nota do exame. A obtenção de frequência é feita mediante a realização dos dois testes com nota mínima de 5 cada um.