Disciplina Curricular

Laboratório de Projeto em Arquitectura Paisagista LabPAP

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025

Contextos

Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos desenvolvam competências de perceção, análise, investigação, interpretação e espacialização que permitam o desenvolvimento de um projeto de arquitetura paisagista que constitua uma integração espacial equilibrada e coesa com o sítio, acompanhada com a procura de soluções projetuais inovadoras. O aluno deve construir um percurso autónomo, individual ou em grupo, no desenvolvimento de uma cultura e metodologia própria de projeto, interpretando as questões teóricas veiculadas para a prática projectual. Para além disso, os alunos devem ser capazes de demonstrar competências no manuseamento de diferentes escalas (e momentos da sua utilização) e meios de comunicação; devem ser capazes de estruturar uma ideia e desenvolver soluções devidamente suportadas por referências teóricas ou casos de estudo.

Programa

A disciplina pretende articular a complexidade do tema e contexto propostos, que se organiza fundamentalmente a partir dos exercícios práticos. A disciplina pretende possibilitar o desenvolvimento de competências no domínio da arquitetura paisagista contemporânea, procurando consolidar e materializar, de forma crítica, quer através da teoria quer da prática, acções de projeto inovadoras que dialoguem proficuamente com determinada paisagem. A disciplina procura introduzir elasticidade no tratamento de diferentes escalas, e a articulação das correspondentes especificidades com a conceção espacial, bem como consolidar o uso das técnicas clássicas de representação (desenho técnico e desenho livre) como ferramentas indispensáveis do processo de projeto. A disciplina privilegia metodologias de pedagogia activa que procura preparar os alunos para o pensamento crítico e para o trabalho em equipa. Especificamente, pretende-se explorar e experimentar um processo de conceção em arquitetura paisagista a par de uma forte ligação com a prática profissional.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação divide-se em dois tipos: contínua e exame final. A avaliação contínua considera: os resultados obtidos no desenvolvimento de todos os exercícios; a participação e regularidade de assiduidade nas aulas e o conteúdo do portefólio de trabalhos como elemento fundamental para a compreensão do processo de projeto do aluno e a sua evolução ao longo do semestre. A classificação da avaliação contínua resulta ainda dos seguintes factores de ponderação: 15%: Exercício 1; 30%: Exercício 2; 35%: Exercício 3; 10%: Caderno e Portefólio; 10%: Assiduidade. O exame final consiste numa apresentação global do trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do semestre, não só sobre a matéria apresentada no dia do exame, mas também sobre os conteúdos constantes do portefólio. O júri do exame final é constituído pelos professores da disciplina e, preferencialmente, por pelo menos um professor externo. A classificação final deve ter também em conta a classificação atribuída na avaliação contínua. A avaliação final reflecte especificamente os seguintes parâmetros de igual ponderação: Conceito Básico, Desenvolvimento e Coerência, Complexidade e Apresentação. Só serão admitidos a exame final os alunos que obtiverem aprovação na componente de avaliação contínua (nota mínima de 9,5 valores). Ao longo do semestre haverá um conjunto de avaliações periódicas de avaliação contínua que informam a classificação final (uma por cada exercício). A classificação final reflecte a classificação dos 3 exercícios práticos e o tempo de entrega juntamente com a classificação do exame final (50% / 50%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre