Disciplina Curricular
Planeamento da Paisagem Regional e Nacional PPRNac
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025
Contextos
Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sendo uma UC da parte final do mestrado, espera-se que os alunos tenham já a experiência de ter trabalhado em planeamento à escala municipal e local. São objectivos da UC: a) Despertar o aluno para a elevada complexidade inerente à atividade de planear à grande escala, alertando para a existência de abordagens especialmente adequadas para a resolução desses problemas (e.g., Análise de Decisão Multi-Critério, Geodesign, etc.); b) Apresentar e discutir exemplos de planos e programas à escala regional e nacional (e também europeia), tanto de natureza transversal (PNPOT, PROT’s e PEOT’s) como sectorial; c) Expandir o conhecimento do aluno em relação ao contexto jurídico, nacional e internacional, no que diz respeito ao Ordenamento do Território, Urbanismo e Conservação da Natureza. Finalmente, o aluno é estimulado a pesquisar novas metodologias e a identificar bons exemplos de análise e planeamento às escalas regional, nacional e supranacional de entre a literatura científica.
Programa
Apresentação da UC e seu modelo de avaliação; Enquadramento jurídico nacional do planeamento e ordenamento do território: Noções elementares de Direito; Legislação de Conservação da Natureza e da Biodiversidade; Lei de Bases dos Solos, Ordenamento do Território e do Urbanismo; Regime Jurídico do Sistema de Gestão Territorial; Estudo de programas à escala supramunicipal (PNPOT, PROT’s, PEOT’s). Políticas sectoriais e seus programas; O conceito de Estrutura Ecológica e sua aplicação à escala nacional. A convenção Europeia da Paisagem (CEP) e a sua aplicação à escala nacional e regional. Outras abordagens ao planeamento regional: Análise de Decisão Multi-Critério e a sua aplicação ao planeamento. O Geodesign como quadro de referência para projectos de grande âmbito geográfico e elevada complexidade. Prevê-se também a realização de uma saída de campo de 2 dias.
Métodos de ensino e avaliação
O modelo de avaliação da UC inclui os seguintes elementos: 1) Trabalho teórico, individual, de revisão bibliográfica, a ser apresentado num formato de ‘Journal Club’ (30% da nota final); 2) Teste de legislação com, consulta dos diplomas (20% da nota final); 3) Pequeno relatório prático, com ‘small data’, na sequência da visita de estudo (10% da nota final); 4) Trabalho prático, de grupo (proposta de estrutura ecológica regional da área de estudo, incluindo carta à escala 1/250 000 e relatório) (40 % da nota final).