Disciplina Curricular

Recuperação e Gestão da Paisagem Cultural RGPC

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025

Contextos

Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos de aprendizagem: 1. Elaboração de uma Proposta de Plano Restauro de um jardim histórico português. Análise crítica de Planos de Restauro de jardim e sítios históricos. 2. Discussão de Metodologias de Restauro com análise e interpretação de Cartas, Recomendações e Convenções Internacionais, nomeadamente da Carta de Florença. Adquirir as bases fundamentais de metodologia científica de investigação histórica para pesquisar em Bibliotecas e Arquivos Nacionais. 3. Compreensão da evolução histórica da arte paisagista em Portugal. 4. Orientação permanente dos trabalhos de grupo e análise de técnicas de comunicação e apresentação de trabalhos em público. 5. Visitas de estudo a jardins históricos restaurados ou em restauro.

Programa

Em cada semestre é escolhido um caso de estudo, jardim ou paisagem histórica que serve de exemplo para a aplicação dos princípios e exercício de compreensão dos procedimentos de restauro. Sobre esse caso de estudo, os alunos trabalham com vista a um Plano Director de Restauro através da sequência de aulas teóricas e seminários que visam: I. Enquadramento Histórico da Conservação/Restauro de Jardins Históricos II. Caracterização e Conservação de Paisagens Culturais II. 1. Paisagem Cultural: conceito e tipologias II. 2. Convenção para a Proteção do Património Mundial Natural e Cultural (UNESCO, 1972) II.3. Princípios de Gestão da Paisagem Cultural III. Metodologia de Restauro e de Recuperação de Jardins Históricos e Paisagens Culturais III.1. Cartas Internacionais sobre Património Paisagístico: Carta de Florença-Jardins Históricos (ICOMOS, 1981), Documento de Narra sobre a Autenticidade (ICOMOS, 1994), Carta de Burra (ICOMOS, 1999), Carta Internacional sobre o Turismo Cultural (ICOMOS, 1999) III. 2. Metodologia em seis etapas adaptada para a elaboração de planos de restauro de jardins históricos III. 3. Exemplos de conservação/restauro de jardins históricos: internacional e nacional IV. Visita Crítica a jardins históricos restaurados

Métodos de ensino e avaliação

O tipo de avaliação da unidade curricular é a avaliação distribuída sem exame final, com as seguintes ponderações: • Trabalho de Grupo 50% • Apresentação oral individual do Trabalho de Grupo 35% • Participação 10% • Assiduidade 5 % Para cada componente da nota é obrigatória uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. Dentro do mesmo grupo serão dadas notas individualizadas aos alunos.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre