Disciplina Curricular
História e Teoria do Urbanismo HUrb
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025
Contextos
Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina visa a aquisição de competências no âmbito da história e teoria do Urbanismo, procurando assegurar: 1. A compreensão dos principais momentos de formação da cidade e da evolução do fenómeno urbano, organizados segundo períodos históricos; 2. O entendimento do sentido dinâmico da história do Urbanismo e da necessidade da sua compreensão para um correcto entendimento da cidade contemporânea, das suas características e problemáticas, mediante uma leitura sequencial dos diferentes períodos históricos aplicados em casos concretos de cidades; 3 A introdução ao estudo da morfologia urbana nos seus aspectos espaciais, infraestruturais e funcionais mais relevantes, e 4. A assimilação de conceitos elementares para a leitura e interpretação do urbano e do seu projecto contemporâneo. A disciplina procura integrar de modo transversal a importância da paisagem, procurando dotar o estudante de conhecimentos e de ferramentas para a sua leitura segundo uma perspectiva interdisciplinar.
Programa
Aulas teóricas abrangem: Apresentação da disciplina. Programação das leituras bibliográficas. Discussão da referência bibliográfica b). Formação urbana e Urbanismo: “Os sete momentos da história do Urbanismo” de acordo com Chueca Goitia. Formação urbana e Urbanismo contemporâneo em Lisboa. Urbanismo e a adaptação às alterações climáticas. Discussão da referência bibliográfica a). Teste de Avaliação; Aulas práticas abrangem: Apresentação do exercício prático. Conceitos elementares da morfologia urbana. Discussão da referência bibliográfica c). Recolha de material; preparação da base de trabalho. Delimitação da zona homogénea. Plantas de relevo, de traçado urbano e de tecido edificado. Morfologia urbana e evolução histórica da zona homogénea. Caracterização dos elementos da morfologia urbana. Disposição e caracterização das funções e actividades humanas. Análise integrada da zona homogénea. Conclusão do exercício prático e correcção de peças escritas e gráficas. Apresentação dos trabalhos.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação combina as componentes teórica e prática da disciplina. A componente teórica realiza-se mediante um teste escrito de ponderação relativa de 50% na classificação final. A componente prática apresenta igual ponderação na classificação final e tem em conta os seguintes critérios: 1. O método, processo e progresso de trabalho, incluindo a produção e o rendimento das atividades desenvolvidas nas aulas, a produção no trabalho não acompanhado, a assiduidade e a pontualidade; 2. A capacidade de leitura e interpretação da cidade, nas suas diferentes escalas, demonstrando rigor técnico-científico; 3. O domínio das técnicas do Urbanismo, incidindo sobre o desenho como suporte do pensamento e da síntese, bem como sobre a capacidade de comunicação gráfica, escrita e oral.