Disciplina Curricular

Projeto e Critica do Espaço Público PCEP

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025

Contextos

Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos de aprendizagem: desenvolver a capacidade de projetar o espaço público com base em múltiplos factores e interesses, respeitando os processos dos ecossistemas existentes; familiarizar-se com os métodos contemporâneos, a literatura, a teoria e a prática do desenho urbano paisagem/cidades resilientes e questões sobre o ecossistema urbano; desenvolver a investigação, a recolha de dados, o desenho com questões multidisciplinares, bem como as competências de apresentação e discussão tão próximas quanto possível da situação real do mercado de trabalho; compreender a dinâmica de uma equipa e desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo. O desenho de paisagens urbanas e espaços públicos dá ênfase à configuração, integração e continuidade de "sistemas" verdes/abertos em ambientes construídos. A conceção sustentável de espaços urbanos ao ar livre, centra-se na sustentabilidade e na prestação de múltiplos serviços do ecossistema nas zonas urbanas.

Programa

Esta Unidade Curricular incide sobre o desenho de espaços públicos com proposta de alterações, resolvendo problemas no domínio público, tendo em conta a sustentabilidade das formas urbanas construídas e dos aglomerados humanos. Aplica os conceitos da Arquitetura Paisagista ao design através de uma metodologia bem testada. O desenho de paisagens urbanas centrado no espaço público é uma disciplina interdisciplinar que inclui conceitos, teorias e práticas de: arquitetura paisagista, arquitetura, planeamento regional, planeamento urbano, desenho urbano, ecologia urbana, hidrologia, botânica e solos, ciências sociais, atendendo ainda à estética, ao conforto e à segurança em espaços públicos. A leitura de autores de relevo de décadas passadas e de artigos actuais é um tema obrigatório. A síntese e apresentação dessas leituras pelos alunos, permite um debate na aula e o desenvolvimento de competências de apresentação.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação é distribuída ao longo do semestre e sem exame final, com as seguintes ponderações: • Desenvolvimento do Trabalho de Grupo em estirador dividido várias fases de avaliação 50% • Apresentações orais individuais da leitura e das 3 fases do Trabalho de Grupo 35% • Participação 10% • Assiduidade/pontualidade 5 % Para cada componente da nota é obrigatória uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre