Disciplina Curricular
Tópicos Avançados em Teoria da Arquitectura Paisagista TATAP
Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista - MAP 2024-2025
Contextos
Grupo: MAP 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Diferenciação da Teoria de Arquitectura Paisagista enquanto disciplina e campo de conhecimento, no panorama contemporâneo e seus antecedentes. A Teoria de Arquitectura Paisagista como base conceptual e área de investigação que informa e é informada pelo Projecto de Arquitectura Paisagista. Discussão e aprofundamento de metodologias de percepção, análise, representação e concepção do sítio, equacionando a relação produtiva e continua entre estes, enquanto suporte da projectação e construção da paisagem. Sua aplicação no contexto do projecto desenvolvido ao longo do semestre. Discussão crítica de Projectos de Paisagem Contemporâneos, metodologias, conceitos subjacentes, corporização e Arquitectura, contextos, processos dinâmicos e ecologias implícitas e a forma como estes concorrem para a formulação de reflexões teóricas. Revisão bibliográfica alargada, incluindo obras chave na definição conceptual contemporânea, na área disciplinar de Arquitectura Paisagista.
Programa
0 A TEORIA DA ARQUITECTURA PAISAGISTA ENQUANTO CAMPO DE CONHECIMENTO 1 A PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO DA PAISAGEM 1.1 O Sítio grande promotor / indutor da Paisagem 1.2 A Paisagem Pensada enquanto espaço factual e espaço imaginado 1.3 A Estrutura e Orgânica da paisagem 1.4 O Momento e os Momentos da Paisagem 2 A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM 2.1 A Representação do Sitio enquanto processo mediador e integrante do projecto e construção da paisagem 2.1.1 Ferramentas auxiliares na compreensão e Interpretação da Paisagem: Sequências Lineares e Unidades de Paisagem 2.1.2 O processo tipológico enquanto forma de sistematização e comunicação das várias dimensões da paisagem. Tipos e Arquétipos suporte da criação da paisagem construída 2.2 As representações iconográficas da Paisagem 2.2.1 Linguagem diagramática e Notacional, Linguagem Fotográfica e Fílmica 2.2.2 O desenho selectivo-Mapeamento (mapping), a estratificação (layering) e a padronização (patterning) 3 A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM 3.1 Pré -conceitos e Conceitos de Paisagem 3.1.1 Paisagem enquanto conteúdo Eidético 3.1.2 Paisagem enquanto entidade Espácio-temporal 3.1.3 Paisagem enquanto Processo 3.1.4 Paisagem Global 3.1.5 Landscape Urbanism. 3.2 Construções contemporâneas - discussão critica de projectos de paisagem 3.2.1 Vazios Urbanos - Espaços em Espera 3.2.2 Brown Fields - reinterpretação de Infra-estruturas e estruturas industriais 3.2.3 Margens urbanas - espaços de escala territorial.
Métodos de ensino e avaliação
A
Exploração e investigação de temas da Teoria e Metodologia da Arquitectura Paisagista a partir de textos de referência, abordados a partir de obras seleccionadas da bibliografia geral.
Estes temas são explorados nas aulas teóricas, de acordo com o programa previsto conduzem a trabalhos apresentados pelos alunos durante as aulas teóricas seguidos, de discussão critica e reflexão sobre os mesmos;
B
Selecção e discussão de Projectos de Arquitectura Paisagista contemporâneos correspondentes a tipologias / temáticas distintas, destacando o conteúdo figural, a sua interacção com o contexto de paisagem, aos diferentes níveis de resolução (do local ao territorial), os processos naturais e culturais que estes despoletam, activam e sublinham, a ecologia (s) implícita, a adaptabilidade e resiliência, a construção e implementação. Pressupõe-se aprofundar uma abordagem contemporânea a partir de uma leitura dinâmica do sistema aberto paisagem e uma visão holística e integrada do conceito de sustentabilidade – trabalhos apresentados pelos alunos durante as aulas teóricas.
C
Elaboração de um exercício projectual desenvolvido ao nível de Programa de Intervenção desenhado, centrado na exploração de metodologias de percepção e análise, descrição e concepção da Paisagem. A sublinhar a capacidade para apreender, descrever e representar criteriosamente o estrato e substrato de uma paisagem e suas implicações na formulação do processo prepositivo - no plano da configuração espacial, do reconhecimento e activação processual, das relações contextuais, das dinâmicas socioculturais e temporais. A área de trabalho é conjunta para todos os alunos para que as diferenças metodológicas, entre grupos de trabalho, sejam mais evidentes, permitindo ainda uma tomada de consciência crítica das limitações e complementaridades e a sua pertinência em função do objecto de estudo. O projecto é avaliado continuamente ao longo do semestre realizando-se e três apresentações, em fases intermédias e uma final, correspondendo à síntese do projecto desenvolvido ao longo do semestre.