Disciplina Curricular
Entomologia Aplicada EntApl
Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - MBRV 2017-2018
Contextos
Grupo: MBRV 2017-2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano / 2º Semestre > Grupo Opcional I > Grupo Opcional II
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecimentos teórico-práticos sobre: estrutura, funcionamento, reprodução e desenvolvimento dos insectos; sistemas de classificação e identificação de insectos, dando especial relevo às ordens e famílias de importância agrícola Conhecimentos básicos sobre: aspectos gerais de ecologia dos insectos; demografia e dinâmica das populações de insectos; relações interespecíficas; factores ecológicos que estão na origem do estatuto de praga assumido por alguns insectos nos ecossistemas agrários
Programa
Síntese sobre os principais aspectos de morfologia externa e interna e de desenvolvimento de insectos. Amostragem de populações de insectos e ácaros: métodos, técnicas e dispositivos de amostragem; estimativas de abundância populacional. Identificação e biologia de pragas e auxiliares por grupos taxinómicos: Insectos: Orthoptera (e.g. gafanhotos), Hemiptera (e.g. cochonilhas, afídeos, mosquinhas brancas), Thysanoptera (e.g. tripes), Neuroptera (e.g. crisopas), Coleoptera (e.g. alfinetes, álticas, escaravelhos, coccinelídeos, carabídeos); Diptera (e.g. tefritídeos, agromizídeos, sirfídeos, cecidomídeos), Lepidoptera (e.g. tortricídeos, noctuídeos), Hymenoptera (e.g. vespas, abelhas, formigas, himenópteros parasitóides); Ácaros: Tarsonemidae, Tetranychidae, Tenuipalpidae, Eriophyidae, Phytoseiidae. Relações tritróficas: relações insecto/ácaro-planta (e.g. fitofagia, transmissão de fitopatogénios, polinização), relações insecto/ácaro-insecto/ácaro (e.g. predação, parasitoidismo), insecto/ácaro-microrganismo (e.g. patogénese, simbiose). Dinâmica das populações de insectos e ácaros: conceito de população, características gerais de uma população, padrões de distribuição espacial, modelos de crescimento populacional, factores de regulação de populações, estudo de casos. Projecto: elaboração de uma colecção de insectos
Métodos de ensino e avaliação
I. Obtenção de frequência: elaboração do caderno da disciplina
II. Modalidade de avaliação:
a) Avaliação contínua
Constituída por quatro componentes:
1.Minitestes: 10%
2. 2 Testes teóricos (35%);
3. Prova oral prática (25%)
4. Projecto (grupo): colecção de insectos (25%)
5. Caderno da UC: pretende-se que os alunos preparem um caderno da UC, onde registem todas as anotações referentes aos trabalhos realizados nas aulas práticas, bem como os apontamentos das aulas teóricas e outros elementos de estudo coligidos ao longo do semestre. Os alunos são incentivados a, sempre que possível, ilustrar com desenhos os trabalhos realizados. Os cadernos deverão ser entregues no final do semestre. A classificação terá em conta a apresentação, o nível de cobertura do programa, a clareza e qualidade global. O caderno reflectirá o tempo e o cuidado investidos na disciplina (5%)
b) Exame final - Prova teórico-prática, obrigatória para alunos que tiverem obtido frequência e classificação inferior a 10 na avaliação contínua; os alunos que estiverem dispensados poderão, igualmente, efectuar o exame, para efeito de melhoria da classificação obtida na avaliação contínua.
III. Aprovação: Serão dispensados do exame final os alunos que obtenham, classificação final mínima de 10 valores na avaliação contínua, sendo obrigatório ter nota mínima de 10 valores nas componentes testes e prova oral. No caso dos alunos que forem a exame, a classificação final será obtida por média aritmética entre as classificações do exame e da avaliação contínua.