Disciplina Curricular

Genética e Melhoramento Florestal GenMF

Mestrado Bolonha em Biologia dos Recursos Vegetais - MBRV 2017-2018

Contextos

Grupo: MBRV 2017-2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano / 2º Semestre > Grupo Opcional I > Grupo Opcional II

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos, dominem o conhecimento que permite manipular a variabilidade genética das populações arbóreas de forma a condicionar o processo produtivo e reconheçam a necessidade e as implicações da manutenção de uma ampla base genética dessas populações (conservação do património genético) como forma de garantir a sustentabilidade da floresta.

Programa

I - Introdução:
O Conceito de melhoramento florestal.
Enquadramento do melhoramento florestal na actividade florestal.
Etapas dos programas de melhoramento florestal.
Vantagens e limitações do melhoramento florestal.
II - Genética Quantitativa:
Análise dos factores que condicionam o ganho da selecção numa população.
Interacção Genótipo x ambiente.
Alocação de recursos genéticos em sistemas de selecção.
III - Metodologias Gerais do Melhoramento Florestal:
Melhoramento no curto e longo prazo: Classificação em Populações Funcionais.
As Estratégias de Melhoramento.
Apresentação de Programas de Melhoramento Florestal a decorrer em Portugal.
IV - A Biotecnologia como Ferramenta do Melhoramento Florestal:
Na avaliação da diversidade genética.
Na selecção Assistida por Marcadores Moleculares.
Na propagação da População de Produção.
V - Gestão Florestal e a sustentabilidade dos Recursos Genéticos Florestais:
Estrutura Genética e a Conservação de Recursos Genéticos Florestais.
A População Mínima Viável.
Métodos de Conservação Genética: Estática versus Dinâmica.
Associação da Estratégia de Melhoramento e a Conservação de Recursos Genéticos.

Métodos de ensino e avaliação

Frequência:
A frequência na UC é obtida pela realização de pelo menos 50% dos Mini-testes efectuados durante o período letivo. A frequência é válida no ano em que é obtida e nos dois anos letivos seguintes.
Avaliação contínua:
A avaliação contínua é feita pela avaliação de Mini-testes e Teste Final.
Os Mini-testes, num total máximo de 10, consistem em 1 ou 2 perguntas realizadas nas aulas sem aviso prévio e representam 25% da nota final. A não realização de um teste conta como 0 valores. Na avaliação será considerado o nº de testes total -1.
O Teste final representa 75% da nota final. Os alunos podem realizar este teste para avaliação contínua no final das aulas ou na 1ª data de exame.
Os alunos que obtiverem, na avaliação contínua, classificação igual ou superior a 10 valores e que tenham classificação igual ou superior a 9.0 valores no Teste Final estão dispensados do exame final
. Exame:
Todo o aluno que tenha obtido frequência pode optar pela realização do exame. Neste caso, a classificação final é dada por: Exame (100%).
Considera-se aprovado o aluno que obtenha frequência e classificação final (em avaliação contínua ou exame) igual ou superior a 10 valores.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre