Disciplina Curricular
Horticultura Hort
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2024-2025
Contextos
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 2º ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 1º Ano > Optativas Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Estudar a tecnologia de cultura e os sistemas de produção das principais culturas hortícolas (incluindo hortícolas herbáceas comestíveis, ornamentais herbáceas e lenhosas1); - Estudar as bases científicas e técnicas para otimizar a tecnologia de produção de cada espécie hortícola em modo de produção convencional e biológica, tendo como focus a botânica e a diversidade de espécies e cvs., a ecofisiologia das culturas, o uso sustentável de água, as operações culturais mais importantes, o uso de fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos, e meios alternativos de gestão de pragas e doenças; - Identificar os fatores condicionantes da produtividade e qualidade da produção de culturas hortícolas, e dos principais sistemas de produção; - Promover o uso de novas tecnologias de sensorização, produção e proteção de culturas hortícolas ; - Desenvolver competências e promover a tomada de decisão para a produção de hortícolas ao ar livre e em condições protegidas.
Programa
1. Produção e comércio das principais culturas hortícolas a nível mundial. Tendências do comércio e consumo, principais mercados, qualidade e segurança alimentar. Seleção e melhoramento, produção e proteção sustentáveis e transferência de tecnologia; 2. Produção de ornamentais ao ar livre e em estufa (planta de jardim, flor e folhagem de corte, planta envasada, aromáticas); 3. Produção de hortícolas de raízes, tubérculos e bolbos (cenoura, batata e aliáceas); 4. Produção de hortícolas de folhas (alface e brassicáceas de folhas); 5. Produção de hortícolas de inflorescência (couve-flor e brócolos); 6. Produção de hortícolas de frutos (tomate, cucurbitáceas e leguminosas); 7. Condicionamento ambiental em estufa e fertirega: boas práticas, formulação de soluções, equipamentos, controlo e programação; princípios físicos da cultura protegida e resposta das culturas aos fatores ambientais; 8. Sensorização e digitalização: tecnologias e sensores para gestão e tomada de decisão; 9. Cadeia de produção e logística (controlo de custos, eficiência no uso de recursos, controlo de qualidade, certificação). 10. Produção biológica 1 Nota: Em todo o documento, a referência a “culturas hortícolas” abrange globalmente as hortícolas herbáceas comestíveis e as ornamentais herbáceas e lenhosas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação será baseada em duas componentes principais: teórica e prática, sendo atribuído um peso idêntico às duas, tal como descrito abaixo: a) Avaliação teórica: exame final escrito sobre a matéria lecionada (50% da nota final); b) Avaliação prática: trabalho prático de pesquisa em grupo de 3-4 elementos a entregar no final do semestre (25% da nota final) + conjunto de exercícios práticos (5 TPs) feitos pelos mesmos grupos e sobre diferentes contextos produtivos (25% da nota final) Tanto na avaliação teórica como na avaliação prática a nota mínima é 9,5 valores (na escala de 0 a 20), sendo aprovados à UC os alunos com média final igual ou superior a 9,5 valores.