Disciplina Curricular
Mecanização Agrícola MAgr
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2024-2025
Contextos
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 2º Ano (livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 2º ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 1º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre as fontes de energia utilizadas na agricultura. - Dotar os alunos com conhecimentos que contribuam para a utilização racional do trator. - Contribuir para desenvolver nos alunos uma cultura de prevenção e segurança no trabalho. - Dotar os estudantes com os conhecimentos básicos de automatização dos sistemas agrícolas e de rega, que lhes permitam analisar, selecionar e utilizar distintas componentes de um sistema automático. - Desenvolver as competências necessárias para programarem e supervisionarem o funcionamento dos equipamentos de automatização da rega e realizarem a sua manutenção. - Proporcionar conhecimentos de base sob sistemas de telecontrolo.
Programa
Módulo 1 Fontes de energia utilizadas na agricultura. Energia solar fotovoltaica, solar térmica ativa e solar passiva, energia eólica, cogeração. Motores térmicos de combustão interna de ignição comandada e de ignição por compressão. Motores elétricos e baterias. Mecanismos de transmissão de potência. Sistemas de automação electropneumática e óleo-hidráulica presentes nos tratores e nas máquinas. Principais órgãos componentes do trator. O Equilíbrio longitudinal e transversal do trator, transferência de carga entre eixos, lastragem. Interpretação e análise dos boletins de ensaio dos tratores agrícolas. Prevenção e segurança no trabalho. Módulo 2 Mecanização, monitorização e automatização dos sistemas de rega ao nível dos sistemas de rega e das redes de distribuição de água. Equipamentos de medição, controlo, regulação e segurança. Sistemas de Telecontrolo. Níveis de automatização. Programadores. Autómatos programáveis. Automatização e controlo da bombagem, da filtragem e da fertirrega.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação de conhecimentos é feita por Avaliação Contínua ou por Exame Final. A frequência é obtida pela presença em pelo menos 70 % das aulas, exceto os estudantes com o estatuto de estudante trabalhador, ou outro estatuto especial. - A classificação dos módulos 1 e 2 é obtida na prova de teste ou no exame final escrito. - A classificação final da UC é a média aritmética ponderada das classificações obtidas nos dois módulos. A ponderação é feita com base nas horas lecionadas em cada módulo. - Os alunos obtêm aprovação na unidade curricular com classificação igual ou superior a 10 valores e nota mínima de 8 valores em cada módulo.