Disciplina Curricular
Projetos Hidroagrícolas PHdr
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2024-2025
Contextos
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > Optativas Obrigatórias
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 2º Ano (livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC destina-se a alunos que se preparam para a atividade profissional onde irão trabalhar com questões relacionadas com a gestão da água em sistemas coletivos de distribuição aos regantes. Como objetivo geral visa proporcionar oportunidade de adquirir, consolidar e integrar conhecimentos de carácter não apenas científico, mas também técnico. Estes são essenciais para a participação como engenheiros na gestão e desenvolvimento/reabilitação dos atuais regadios coletivos e no estudo, projeto e desenvolvimento de novos regadios, numa perspetiva ambiental e em contexto de alterações climáticas. Em particular, a UC visa: i. Integrar conhecimentos de outras UCs, nas múltiplas componentes do projeto ii. Capacitar os alunos de técnicas de projeto necessárias ao exercício da profissão de engenheiro na área da rega iii. Desenvolver espírito critico e capacidade criativa para resolver problemas recorrendo à capacidade de entendimento interdisciplinar iv. Promover o contacto com empresas de projeto hidroagrícola Para mais informações: https://sites.google.com/view/projetos-hidroagricolas/in%C3%ADcio.
Programa
Capítulo 1. Conceitos de base 1.1 A importância do projeto no contexto dos aproveitamentos hidroagrícolas 1.2 Normas de elaboração e fases do projeto hidroagrícola 1.3 Dados de base para a formulação de um projeto hidroagrícola Capítulo 2. Barragens de terra para armazenamento de água para a rega 2.1 Tipos de captações de água em sistemas de rega coletivos 2.2 Barragens de terra 2.2.1 Tipos (terra apenas, enrocamento e mistas) 2.2.2 Aspetos de segurança. Regulamentos e Manuais 2.2.3 Seleção do local e estudos preliminares 2.2.4 Órgãos de segurança e exploração 2.2.5 Aspetos geológico-geotécnicos. Materiais de construção. 2.3 Bases do estudo hidrológico e hidráulico 2.3.1 As afluências hídricas à albufeira 2.3.2 As necessidades de água para os vários usos 2.3.3 Balanço de exploração, volume regularizado e garantias de fornecimento 2.3.4 Caudais de cheia. Pré-dimensionamento do descarregador de superfície 2.4 Apresentação de casos de estudo Capítulo 3. Redes de rega em pressão operando a pedido 3.1 Estrutura e layout das redes de rega em pressão. Casos de estudo 3.1.1 Delimitação das unidades de rega e implantação dos hidrantes 3.1.2 Traçado da rede 3.1.3 Tubagens, acessórios e equipamentos 3.2 Bases para o cálculo hidráulico 3.2.1 Modelos de ocupação cultural e necessidades de água para a rega 3.2.2 Métodos para a determinação dos caudais de dimensionamento 3.2.3 Dimensionamento hidráulico da rede de rega 3.2.4 Simulação hidráulica e análise do desempenho da rede Capítulo 4. Redes de rega em superfície livre 4.1 Configuração de uma rede de rega em superfície livre 4.1.1 Hidráulica do escoamento em superfície livre 4.1.2 Delineamento da rede 4.1.3 Traçado em planta e em perfil 4.2 Sistema de regulação, equipamentos e tempo de resposta 4.3 Parâmetros de dimensionamento e cálculo hidráulico 4.3.1 Caudais de dimensionamento 4.3.2 Dimensionamento hidráulico e secções tipo 4.3.3 Simulação hidráulica 4.4 Sistema de drenagem superficial e subterrânea em canais 4.5 Técnicas construtivas em canais 4.6 Apresentação de casos de estudo Capítulo 5. Estações elevatórias 5.1 Tipos e funções das estações elevatórias 5.1.1 Bombagem direta para a rede 5.1.2 Bombagem para um reservatório 5.2 Tipos de bombas e critérios de seleção 5.3 Bases de dimensionamento. Curva característica da rede 5.4 Regulação das estações elevatórias. Sistemas de comando 5.4.1 Reservatórios de regulação 5.4.2 Regulação manodebimétrica 5.5 Controle dos fenómenos transitórios. Reservatórios hidropneumáticos Capítulo 6. Manutenção de sistemas coletivos de rega 6.1 Identificação de problemas e suas causas 6.2 Manutenção preventiva e corretiva Capítulo 7. Automatização e telegestão das redes de rega 7.1 Objetivos 7.2 Arquitetura do sistema de controlo e monitorização 7.3 Sinais a processar Visitas de estudo a dois aproveitamentos hidroagrícolas
Métodos de ensino e avaliação
A UC Projetos Hidroagrícolas apresenta 6 ECTS, correspondendo 1 ECT a 28 h de ensino. As correspondentes 168 horas estão divididas em 56 h de contacto e 112 h de trabalho independente, distribuídas ao longo das 14 semanas do semestre. Daqui resultam 4 h de contacto por semana, repartidas por duas aulas de 2 h cada. O trabalho independente corresponde às horas utilizadas pelo aluno na sua preparação, incluindo a pesquisa e o estudo, e também à realização e redação de trabalhos e a preparação de apresentações. As horas de contacto são utilizadas em aulas presenciais com diferentes tipologias. Na UC Projetos Hidroagrícolas as aulas distribuem-se por três tipologias: 13 aulas teórico-práticas (TP), 2 aulas de trabalho de campo supervisionado, que incluem visitas de estudo (TC) e 13 aulas onde são realizados trabalhos conducentes a projetos de engenharia (O). Algumas aulas correspondem a seminários/workshops dados por convidados especialistas nas diversas áreas do projeto hidroagrícola, vindos não só de empresas de consultoria de referência, mas também da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) Na UC de Projetos Hidroagrícolas é utilizada a modalidade de avaliação contínua com o objetivo de incentivar o aluno a realizar um trabalho regular ao longo do semestre. Os trabalhos de projeto realizados refletem a capacidade dos alunos em organizar, apresentar e trabalhar dados, discutir os resultados e apresentar conclusões de uma forma objetiva e em equipa. Têm, por isso, um peso importante no valor da nota final. No entanto, uma vez que os trabalhos são realizados em grupo, é necessário introduzir uma componente de avaliação individual que corresponde à apresentação oral dos trabalhos. Os relatórios individuais relativos às duas visitas de estudo contribuirão também para a nota final. Deste modo, as componentes da avaliação são: a) Média ponderada das notas atribuídas aos trabalhos de projeto (N1) b) Média ponderada das notas individuais após a discussão dos trabalhos de projeto (N2) c) Média das notas atribuída a cada relatório individual das visitas de estudo (N3) NF = 0.5N1+0.3N2+0.2N3 Serão aprovados os alunos que tenham obtido a classificação (NF) mínima de 10 valores.