Disciplina Curricular

Patologia Vegetal PVeg

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2024-2025

Contextos

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 1º Ano

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano

Período:

Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 1º Ano > Optativas Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento teórico e prático/laboratorial nos seguintes temas: i) agentes causadores de doenças, suas características e variabilidade; ii) base genética e molecular das interações patogénio-hospedeiro; iii) epidemiologia de doenças das plantas. Pretende-se ainda fornecer aos alunos competências para desenvolverem uma perspetival integradora sobre temas específicos de Fitopatologia.

Programa

O curso inclui elementos teóricos e práticos nos seguintes tópicos: I. Morfologia, biologia e variabilidade de agentes patogénicos (pseudofungos, fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus e nemátodes). Mecanismos de variabilidade. Técnicas clássicas e moleculares usadas para caracterização e análise da variabilidade de agentes patogénicos. II. Interação hospedeiro-agente patogénico: - Genética da virulência nos agentes patogénicos e de resistência nos hospedeiros. Teoria gene-a-gene. Genes de patogenicidade e de avirulência; genes de resistência nas plantas. - Mecanismos de defesa do hospedeiro aos agentes patogénicos. Defesas constitutivas e induzidas. Genes R e reconhecimento do agente patogénico, vias de transdução de sinal. Resposta Hipersensível (HR). Resistência sistémica adquirida. III. Epidemiologia de doenças Quantificação da doença. Modelos de progressão da doença. Modelos de previsão de epidemias. Estudo de casos.

Métodos de ensino e avaliação

A UC combina um formato de aulas teóricas com sessões de laboratório, discussões lideradas pela classe, visitas e seminários. As sessões teóricas focam predominantemente metodologias de investigação, proporcionando uma compreensão sólida sobre os temas abordados. Cada teórica (1h30) é complementada por uma sessão de laboratório/debate (2h30) para aplicar algumas das matérias apresentadas. Por norma, as aulas incorporam uma componente de participação dos alunos (flipped-classroom) baseada em estudos de caso aprofundados em trabalho autónomo e/ou em sala de aula. Avaliação: dois testes individuais escritos - 40% (mín. 9/20 em cada teste; soma dos dois testes, mín. 19); Artigo de revisão (individual) sobre doença a escolher (e respetiva apresentação em aula) - 30%; Relatórios das aulas práticas (em grupos de 2 alunos) - 30%. Em alternativa: exame escrito sobre toda a matéria e temas dos seminários (mín. 10/20).

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2º semestre

2024/2025 - 2º semestre