Disciplina Curricular
Biotecnologia Aplicada à Agricultura BAplAgr
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica - MEA 2024-2025
Contextos
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 2º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 2º Ano (livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Engenharia Rural > Optativas > 2º ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialidade > Optativas > 1º Ano
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Proteção de Plantas > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)
Período:
Grupo: MEA 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Hortofruticultura e Viticultura > Optativas > 1º Ano > Optativas (Livres)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC explora a intersecção entre biotecnologia e agronomia, enfatizando aspetos de engenharia genética, biologia molecular e outras técnicas avançadas para melhorar o rendimento, a qualidade e a sustentabilidade das culturas agrícolas. Pretende-se equipar os alunos com capacidades práticas e pensamento crítico, de modo a aplicar resultados de investigação em biotecnologia para ultrapassar os desafios agrícolas do mundo atual. Pretende-se assim que, no final da UC, os alunos tenham adquirido a capacidade de: 1. Compreender os princípios básicos de biotecnologia e a sua relevância para a agricultura. 2. Identificar, comparar e fazer uma análise crítica sobre os vários métodos de manipulação génica de plantas e saber aplicá-los ao melhoramento das culturas. 3. Tomar decisões informadas em situações concretas de modo a obter produtos de qualidade, com bons rendimentos, adequados aos gostos do consumidor e que respeitem a sustentabilidade ambiental. 4. Avaliar os aspetos éticos, ambientais e sociais da biotecnologia.
Programa
1. Introdução à Biotecnologia Contexto histórico, considerações éticas e enquadramento legislativo/regulatório. Aplicações biotecnológicas em melhoramento de plantas, controlo de pragas e doenças e saúde do solo: exemplos clássicos e avanços recentes. Aplicações de transcritomica, proteómica e metabolómica no contexto de Biotecnologia Agrícola. 2. Códigos de Barra Genéticos Utilização de dados genómicos em melhoramento de plantas, taxonomia e diagnóstico de doenças. 3. Agricultura de conservação Aplicações de micropropagação, embriogénese somática e cultura de tecidos no melhoramento de plantas de interesse agrícola, na conservação de espécies e na manutenção de biodiversidade. 4. Melhoramento genético Tecnologia de DNA recombinante. CRISPR-Cas9, RNA interferência (RNAi) e edição génica. Seleção assistida por marcadores. Culturas transgénicas e o seu impacto na agricultura (ex: milho Bt, culturas resistentes a herbicidas). Variedades tolerantes a stresses ambientais. Variedades tolerantes a pragas e doenças. 5. Tendências emergentes em Biotecnologia Melhoramento para otimização do uso de recursos. Introdução à biologia sintética, nanotecnologia e molecular farming. Formato: Aulas teóricas e teórico-práticas, visitas de estudo e palestras de convidados.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: Questionários, testes e exames. Trabalhos de projeto transversais aos vários temas, trabalhos de pesquisa orientada e apresentação de um seminário final.