Disciplina Curricular

Conservação e Reabilitação de Solos CRSol

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2024-2025

Contextos

Grupo: MEAmb 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a importância dos constituintes do solo no desempenho das suas funções nos ecossistemas terrestres. Conhecer os riscos de degradação dos solos submetidos a diferentes tipos de uso pelo Homem. Conhecer e compreender as principais técnicas de conservação e restauro de solos. Adquirir conhecimento sobre os principais tipos de contaminantes que atingem os solos (inorgânicos e orgânicos), suas propriedades, atividades humanas que os veiculam, e principais tipos de estratégias de reabilitação/tratamento de solos contaminados.

Programa

Importância do solo e suas funções nos ecossistemas. Constituintes minerais e orgânicos. Propriedades. Classificação. Capacidade de uso da terra. Aptidão da terra. Qualidade do solo. Degradação física do solo e medidas de conservação: Uso e degradação física. Boas práticas e medidas de conservação e reversão da degradação por: Erosão hídrica e eólia, Compactação e impermeabilização, Movimentos de massa (deslizamentos), Fogos florestais e recuperação de áreas ardidas. Degradação química do solo e estratégias de minimização: Degradação química e riscos associados: salinização, diminuição do teor em matéria orgânica e contaminação. Boas práticas e medidas de conservação e recuperação. Principais tipos de contaminantes e atividades humanas que os veiculam; Valores-limite. Reabilitação de solos contaminados: confinamento/isolamento, tecnologias de tratamento in situ e ex situ; métodos físicos, químicos, térmicos, solidificação/estabilização e biológicos (biorremediação e fitorremediação).

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação pode ser realizada por Avaliação Contínua (com possibilidade de dispensa de Exame Final), e compreende a realização de: • Dois Testes (T1 e T2), de realização individual, a meio e no final do semestre, sobre a matéria teórica e teórico-prática lecionada. Cada um deles correspondendo a 20% da classificação final (CF); • Questão prática sobre classificação de solos (individual) - 15% da CF; • Questão prática sobre erosão do solo, em grupo de trabalho -15% da CF; • Questões-aula, a realizar em algumas das aulas teórico-práticas (mínimo três), sobre degradação química e contaminação do solo (individual) – a média das suas classificações corresponderá a 10% da CF; • Trabalho de grupo sobre um caso de contaminação/descontaminação de solos – apresentado sob forma oral e escrita e discutido na última aula - 20% da CF. As apresentações orais serão discutidas e criticadas com a participação dos estudantes nessa discussão. A aprovação por avaliação contínua pressupõe: (a) A realização de todos os elementos de avaliação propostos; (b) Classificação mínima de 8,0 valores (em 20) em qualquer uma das componentes da avaliação contínua; e (c) Classificação mínima de 9,5 valores (em 20) na média ponderada dos vários elementos de avaliação. Os estudantes que não sejam aprovados no regime de avaliação contínua, ou que não possam participar nesse tipo de avaliação (participação no mínimo de 75% das aulas práticas e teórico-práticas e realização dos vários elementos de avaliação propostos), poderão obter a aprovação à UC por realização de um Exame Final, englobando toda a matéria lecionada.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre