Disciplina Curricular

Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais EARN

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2024-2025

Contextos

Grupo: MEAmb 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta unidade curricular, os estudantes deverão adquirir: - uma compreensão clara do enquadramento conceptual utilizado pela economia para analisar problemas ambientais e de gestão de recursos naturais; - capacidade de aplicação de metodologias económicas na resolução de diversos problemas práticos de escolha, tais como a seleção do melhor instrumento de política de controlo da poluição ou do nível ótimo de esforço no uso de um recurso natural em determinadas circunstâncias; - capacidade para discutir o potencial e os limites de utilização de incentivos económicos em política ambiental e de recursos naturais; - capacidade de aplicação de métodos económicos, por exemplo análise custo-benefício, para avaliar políticas e projetos ou para apoiar a tomada de decisão em matéria de gestão ambiental ou de recursos naturais (por exemplo, se um projeto deve ser aprovado tendo em conta quer os seus benefícios económicos quer o seu impacto ambiental).

Programa

1. Introdução à economia do ambiente e dos recursos naturais Economia e ambiente. Funções económicas do ambiente. Escassez, escolha e custo de oportunidade. Ótimo de Pareto e prova de compensação. Externalidades, bens públicos e falha de mercado. 2. Problemas ambientais e de recursos naturais enquanto problemas ambientais Poluição e controlo da poluição. Eficiência económica, eficiência de custos, inovação tecnológica e outros critérios de avaliação. Análise comparada de instrumentos de controlo da poluição. Biodiversidade, serviços os ecossistemas e seu valor económico. Recursos naturais renováveis: uso ótimo e recursos de livre acesso. Gestão florestal ótima. Tempo, eficiência dinâmica e sustentabilidade. 3. Instrumentos de análise e decisão política em matéria de ambiente Análise custo-benefício e valoração económica do ambiente como instrumentos de apoio à decisão em matéria de gestão e política ambiental e de recursos económicos. O papel e os limites da análise económica.

Métodos de ensino e avaliação

Os diferentes tópicos do programa são discutidos, como se viu acima, com base em leituras recomendadas nas aulas anteriores. Deste modo, pretende-se que os alunos desenvolvam as competências acima identificadas confrontando-se, num primeiro momento, com a leitura e análise crítica de textos, e participando, num segundo momento, numa aula em que os referidos textos são discutidos e colocados em relação a fim de desenvolver um mapa conceptual relativo a cada um dos pontos do programa. Os casos de estudo de controlo da poluição e conservação da biodiversidade abordados no tópico 2 visam consolidar e tornar mais operacionais as competências adquiridas nesse ponto e no anterior. A resolução de problemas simples sobre externalidades, falha de mercado e intervenção pública, no tópico 1, visa complementar, com exemplos numéricos e analíticos, a apreensão desses conceitos básicos essenciais. A realização de um trabalho de grupo em que é pedido a grupos de alunos que apresentem, discutam e defendam, em ambiente de seminário, soluções alternativas para o mesmo problema de gestão ambiental (por exemplo “como produzir alimentos suficientes para 9000 milhões de pessoas em 2050 minimizando o respetivo impacto na biodiversidade”?) visa desafiá-los a mobilizar os conhecimentos adquiridos num contexto argumentativo, que testa esses mesmos conhecimentos e permite desenvolver capacidades argumentativas de que vão necessitar seguramente ao longo da sua vida profissional. Deste modo, a avaliação do desempenho destes alunos remete quer para a qualidade da sua apresentação quer para a sua participação no debate. Os dois testes de escolha múltipla visam avaliar, de modo sistemático os conhecimentos conceptuais e metodológicos adquiridos. As metodologias de ensino e avaliação utilizadas permitem, assim, estimular o desenvolvimento das competências acima referidas, tanto em abstrato como em contexto concreto, aplicado e argumentativo.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre