Disciplina Curricular
Bioenergias Renováveis e Processos de Conversão BPConv
Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2024-2025
Contextos
Grupo: MEAmb 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos de aprendizagem:
• Compreender os processos relevantes do ponto de vista físico, químico e biológico e as suas inter-relações dentro das várias componentes e utilizar princípios dessas ciências para o suporte à conceção de sistemas de bioconversão energética;
• Realizar balanços de massa e de energia associados aos processos de bioconversão estudados;
• Analisar criticamente informação e dimensionar sistemas e tecnologias;
• Contribuir para o desenvolvimento de abordagens de gestão que permitam a produção de energia a partir de biomassa/bioresiduos e a recuperação de compostos de valor acrescentado, na ótica de uma biorefinaria.
Competências e atitudes:
Esta unidade curricular visa a aquisição das seguintes competências e atitudes:
i) Competências
• Formular, interpretar e discutir metodologias para efetuar a caracterização de problemas, proceder ao diagnóstico e traçar objetivos;
• Definir esquemas gerais de sistemas de produção de bioenergia a partir de diversas fontes de biomassa/bioresiduos;
• Desenvolver cálculos para dimensionamento de sistemas de bioconversão;
• Avaliar a operação de sistemas de produção de bioenergia e monitorizar o seu desempenho, através de dados recolhidos.
ii) Atitudes
• Promover a iniciativa e espírito empreendedor para enfrentar os problemas e procurar, de forma autónoma e crítica, conhecimento multidisciplinar na área da engenharia;
• Promover a capacidade de inovação, análise construtiva e planeamento por objetivos;
• Promover o trabalho em equipa para atingir objetivos.
Conhecimentos de base necessários:
Assume-se que o discente já está capacitado para o seguinte:
• Efetuar a conversão de unidades entre sistemas métricos distintos;
• Aplicar conhecimento matemático, expresso por equações diferenciais, probabilidades e estatística, cálculo;
• Aplicar conhecimentos das ciências biológicas relevantes com entendimento do metabolismo, crescimento e cinética microbiana;
• Resolver balanços de massa num processo.
Metodologias de ensino-aprendizagem:
As metodologias de ensino-aprendizagem resumem-se em seguida:
• As aulas teóricas recorrem, em função das necessidades, ao quadro clássico e a meios audiovisuais, com análises e discussões críticas, em contexto de turma, dos conteúdos tratados;
• Os alunos irão desenvolver ensaios experimentais associados aos conteúdos teóricos transmitidos;
• Desenvolvimento de um caso de estudo (em grupo).
Programa
1. Introdução
2. Breves Referências às Diretivas das Energias Renováveis
3. Tipos, Composição Química e Classificação de Biomassa
3.1 Biomassa para a produção de Biocombustíveis de 1ª Geração
3.1.1 Óleos Vegetais
3.1.2 Açúcares e Materiais com Amido
3.2 Biomassa para a produção de Biocombustíveis de Geração Avançada
3.2.1 Biomassa Florestal
3.2.2 Resíduos Agrícolas
3.2.3 Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Lamas de ETAR
3.2.4 Resíduos do Sector Pecuário
3.2.5 Outros Tipos de Resíduos (Algas)
4. Breve Referência aos Principais Processos para a Produção de Biocombustíveis
4.1 Processos Químicos de Conversão
4.1.1 Transesterificação
4.1.2 Hidrogenação de Óleos Vegetais
4.2 Processos Termoquímicos de Conversão
4.2.1 Gaseificação
4.2.2 Pirólise
4.2.3 Liquefação
4.3 Processos Bioquímicos de Conversão
4.3.1 Produção de Biogás
4.3.2 Produção de Bioetanol de 1ª Geração
4.3.3 Produção de Bioetanol de 2ª Geração
5. Produtos da Biomassa (co-produtos) não combustíveis
6. Classificação e Composição química dos Biocombustíveis
6.1 Biodiesel
6.2 Bioetanol
6.3 Biogás e BioMetano
6.4 BioH2
7. Performance de motores
7.1 Biocombustíveis versus Combustíveis Convencionais
8. Utilização dos Biocombustiveis
9. Análise da Cadeia de Valor de Produção de Bioenergia
9.1. Análise de Sustentabilidade Ambiental (ASA) incluindo perspetiva de ciclo de vida de diferentes fontes energéticas
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia de avaliação O cálculo da classificação final será efetuado com base nas seguintes parcelas: • Relatório dos trabalhos laboratoriais, desenvolvido em grupo de 2-3 alunos (20%) • Caso de estudo, desenvolvido em grupo (2-3), inclui documento escrito e apresentação/discussão oral (máx. 10 min) (30%) • Teste ou Exame (50%) A nota terá que ser ≥ a 9,5 valores. Para ter aprovação na UC o aluno terá que ter nota ≥ a 9,5 valores em cada componente e na avaliação global.