Disciplina Curricular
Engenharia da Água EAg
Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2024-2025
Contextos
Grupo: MEAmb 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Proporcionar formação e preparar os alunos na resolução de alguns problemas nomeadamente em: 1. Estruturas hidráulicas: conhecer, compreender, conceber e projetar estruturas necessárias para a utilização e o controle da água tais como canais, e respetivos equipamentos hidromecânicos e órgãos acessórios; 2. Saneamento: conhecer, conceber e projetar sistemas de adução e reserva de água (sistemas de abastecimento de água); Redes de drenagem de águas residuais; 3. ETAR: compreender e dimensionar os aspetos hidráulicos de uma estação de tratamento de águas residuais.
Programa
1. Canais artificiais e leitos naturais: aplicações nas Engªs Ambiente e Agronómica 1.1 Escoamento gradualmente variado: regolfo; Determinação do regolfo associado à presença de comportas, descarregadores, desníveis, estreitamentos, etc; 1.2 Escoamento rapidamente variado: ressalto hidráulico; Aplicação do ressalto hidráulico para o dimensionamento de bacias de dissipação de energia hídrica. 2. Estruturas de medição e de controlo hidráulico 2.1 Orifícios; 2.2 Descarregadores; 2.3 Principais aplicações (redes de rega, ETARS, etc). 3. Sistemas de abastecimento de água 3.1 Conceitos fundamentais; 3.2 Obras de captação e adução; Projecto da adução. Cálculo económico; 3.3 Instalações elevatórias; Projecto. Cálculo económico; 3.4 Reservatórios de armazenamento e de regulação; Projecto; 3.4 Redes gerais de distribuição de água; 4. Sistemas de águas residuais 4.1Conceitos; 4.2 Concepção e dimensionamento das condutas colectoras; 4.3 Órgãos das redes gerais de drenagem; 4.4 Instalações elevatórias; 5. Barragens e obras hidráulicas anexas Principais tipos, condicionamentos, constituição e disposição geral. Solicitações. Disposições construtivas, problemas de dimensionamento hidráulico e estrutural; Barragens de gravidade sobre fundações indeformáveis; Descarregadores de cheias; Estruturas de dissipação de energia; Descargas de fundo e evacuador de cheias (condutas de desvio e aquedutos); Equipamentos hidromecânicos (comportas, válvulas, ensecadeiras e grades).
Métodos de ensino e avaliação
A UC Engenharia da Água apresenta 6 ECTS, correspondendo 1 ECTS a 28 h de ensino. As correspondentes 168 horas estão divididas em 56 h de contacto e 112 h de trabalho independente, distribuídas ao longo das 14 semanas do semestre. Daqui resultam 4 h de contacto por semana, repartidas por duas aulas de 2 h cada. O trabalho independente corresponde às horas utilizadas pelo aluno na sua preparação, incluindo a pesquisa e o estudo, e também à realização e redação de trabalhos e a preparação de apresentações. As horas de contacto são utilizadas em aulas presenciais com diferentes tipologias. As aulas dividem-se pelas seguintes tipologias: 21 aulas teórico-práticas (TP), 7 aulas onde são realizados dois trabalhos conducentes a projetos de engenharia (O). Para obtenção de nota final à UC todos os alunos (à excepção dos alunos com estatuto de Estudantes Trabalhadores) devem obter frequência. Esta é obtida com 75 % de presenças nas aulas Teórico-Práticas. Os alunos podem optar por dois tipos de avaliação: Avaliação contínua ou Exame final a) Na avaliação contínua os alunos realizarão dois testes ao longo do semestre. Cada teste é composto por uma parte teórica (7 valores) e por uma parte prática (13 valores). A nota mínima requerida em cada teste é de 7 valores. Os testes são realizados sem consulta (serão fornecidas tabelas para consulta e um formulário, caso se justifique). O aluno obterá aprovação na UC se a nota final (NF) for igual ou superior a 10 valores. b) À avaliação por exame final podem recorrer todos os alunos que tenham obtido frequência à disciplina e que não tenham realizado os testes de avaliação contínua ou que os tendo realizado não obtiveram nota mínima em algum deles. O exame final será realizado sem consulta, nas datas a definir posteriormente e terá a duração de 2.5 h. Será composto por uma parte teórica (7 valores) e por uma parte prática (13 valores). O aluno obterá aprovação à UC se a nota do exame for igual ou superior a 10 valores. A nota final na UC será dada pela média ponderada da avaliação contínua (50%) com a classificação dos três trabalhos práticos realizados e entregues ao longo do semestre (50%).