Disciplina Curricular
Ecologia Aplicada e Conservação da Natureza EAConsNat
Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2010-2011
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer os biomas terrestres. Conhecer a carta biogeográfica de Portugal. Como descrever e cartografar a vegetação. Saber caracterizar os habitats de Portugal, conhecer as. espécies e habitats protegidos. Saber avaliar a biodiversidade a diferentes níveis espaciais e compreender como as actividades humanas a influenciam. Conhecer os processos e funções ecossistémicos. Saber utilizar conhecimentos de ecologia na gestão e conservação de populações e ecossistemas, nomeadamente em presença de actividades extractivas. Ecotoxicologia na avaliação e gestão de risco ambiental.
Programa
Bioclimatologia. Biomas terrestres. Principais divisões florísticas e tipologia biogeográfica do Globo Terrestre. Tipologia e carta biogeográfica de Portugal continental, Madeira e Açores. Descrição da vegetação, método fitossociológico. Caracterização sumária dos principais habitats de Portugal: vegetação potencial florestal, pré-florestal e semi-desértica (bosques, matagais e semi-desertos, bosques palustres e ripícolas, serial subarbustiva e arbustiva, pastagens e prados, vegetação antrópica, rupícola, epífita, dunar e halófila de orlas sombrias de bosques e dulçaquícola. Estatutos de ameaça. Espécies portuguesas com estatuto de protecção, vegetais e animais. Espécies RELAPE. Avaliação de um território. Conceito de habitat e sua importância. Habitats CORINE. Rede Natura 2000. Cartografia de habitats e sistemas de informação geográfica (SIG). Diversidade populacional, comunitária, paisagística e ecossistémica, mosaismo e gradientes de comunidades. Integração das comunidades animais na matriz de vegetação. Funções e processos ecossistémicos. Funcionamento de ecossistemas actuados pelo Homem. Saúde do ecossistema, indicadores. Ecologia aplicada à gestão de comunidades e ecossistemas. Níveis de intervenção: protecção, gestão, reabilitação ou recuperação. Integridade biótica e conservação das funções e processos comunitários. Gestão da conectividade entre comunidades e entre ecossistemas. Conservação dentro e fora de áreas protegidas, e em situação de uso múltiplo. Capacidade biogénica do meio, sobre-exploração e extracção sustentável. Ecotoxicologia na avaliação e gestão de risco ambiental. Critérios da ecotoxicologia na avaliação e gestão de risco da contaminação ambiental para protecção da biodiversidade e dos recursos naturais. Aplicação a casos de estudo em sistemas agro-ambientais e em zonas sensíveis.
Métodos de ensino e avaliação
Testes curtos para avaliação do progresso do aluno. Trabalho prático de cartografia de habitats. Visita de estudo à Reserva Natural do Paul de Boquilobo. Exame final.