Disciplina Curricular
Remediação R
Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2010-2011
Contextos
Grupo: MEAmb 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de especialização > Sem Área de Especialização
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dar a conhecer os principais problemas com que se debatem os técnico que intervêm no âmbito da recuperação ambiental e da remediação. Assegurar uma formação básica no âmbito das matérias que fundamentam, em termos científicos e técnicos, o recurso à prática da remediação, e dar a conhecer as principais técnicas utilizáveis neste domínio, suas limitações e potencialidades. Desenvolver capacidades aquisição, tratamento e síntese de informação e natureza técnica através da realização de um trabalho temático nos domínios objecto de atenção nas sulas. Transmitir a importancia do planeamentode de uma intervenção de remediação através da elaboração de planos de intervenção e da integração de conhecimentos e de actividades complementares e multidisciplinares. Apresentação de casos de estudo que exemplificam situações reais de aplicação dos conhecimentos adquiridos na pesrpectiva de induzir a intervenção dos alunos nessa apresentação e de desenvolver a sua.
Programa
Conceitos, definições fundamentais e terminologia básica O solo na perspectiva da remediação A importância das propriedades físicas e químicas do solo nos processos de contaminação, remediação e recuperação dos solos e dos meios hídricos subterrâneos: Mineralogia. Matéria orgânica. Textura. Estrutura. Propriedades Físicas. Propriedades químicas. Biologia do solo. Identificação e avaliação do estado de degradação de locais contaminados. Caracterização da contaminação – Recolha de amostras. Tipo de amostras e frequência e padrões de amostragem. Sistemas de classificação de solos aplicados em Portugal. Principais tipos de intervenção em acções de recuperação ambiental. Indicadores da qualidade dos solo. Consequências dos processos de contaminação na perda de qualidade dos solos e na criação de constrangimentos ao exercício das suas funções. O solo como fonte de contaminação. Introdução às principais técnicas de remediação dos solos. Recuperação ambiental e ordenamento da paisagem. Recuperação de áreas sujeitas a processos de desertificação -. Os casos dos ecosistemas sujeitos à erosão do solo e a fogos florestais. Recuperação de solos salinizados e sodizados. Meios hídricos subterrâneos Conceitos básicos de hidrogeologia. - Principais tipos de aquíferos. Características dos aquíferos e sua importância em termos da remediação das águas subterrâneas. Sensibilidade hidrogeológica. Principais factores condicionantes da sensibilidade hidrogeológica. Aspectos práticos Apresentação e discussão de casos de estudo. Aplicações numéricas e cálculos básicos relativos à aplicação de alguns métodos de utilização mais corrente. Visitas de estudo Apresentação de temas escolhidos pelos alunos
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação de conhecimentos consta de uma prova escrita sobre toda a matéria leccionada e de uma apresentação realizada pelos alunos (individual ou até grupos de três alunos). A prova escrita realiza-se na última semana de aulas e a apresentação na penúltima. A prova escrita tem um peso de 65% e a apresentação de 35% para a nota final. Existem duas datas de exame final em que os alunos poderão realizar a prova escrita e a apresentação oral. Um aluno que obtenha nota positiva durante o semestre ou na 1ª data de exame poderá inscrever-se na secretaria para realizar exame de melhoria. Nota: os professores reservam-se o direito de exigirem a realização de uma prova oral a qualquer aluno.