Disciplina Curricular

Tecnologias de Tratamento de Água/Águas Residuais TTAAR

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2016-2017

Contextos

Grupo: MEAmb 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Integração de processos de tratamento, valorização e gestão ambiental e a conceção de sistemas de tratamento de águas e águas residuais fazem face às especificidades de contexto resultantes dos desafios que, globalmente, a humanidade enfrenta e que se concretizam em todas as áreas económicas e indústrias onde a água tem usos consumptivos. O crescimento populacional, com o concomitante desenvolvimento de atividades industriais e a produção alimentar e agro-alimentar, são algumas das forças motrizes que tem exercido, direta ou indiretamente, uma crescente pressão sobre os recursos naturais, acentuada pela crescente variabilidade climática em muitas regiões da Europa e África, nomeadamente. Por outro lado, a necessidade de garantir a qualidade e segurança dos sistemas de abastecimento de água às populações e à indústria tem exigido uma maior resiliência na respetiva gestão. Em paralelo, a promoção da ecoeficiência e sustentabilidade tem adicionado um novo impulso para a implementação de estratégias que permitam recuperar água, nutrientes e energia a partir das estações de tratamento de águas residuais, seja em sistemas urbanos e/ou agro-industriais. Estas linhas de força tem motivado o desenvolvimento de novos processos de tratamento de água e de águas residuais, onde a inovação tecnológica é, também, um elemento essencial. Os processos de gestão ambiental focados na qualidade e na certificação também desempenham um papel crescente na consolidação destes novos conceitos associados à economia circular ao nível dos sistemas urbanos e industriais, promovendo a valorização de resíduos.

Objetivos de aprendizagem
• Utilizar conhecimentos para analisar e projetar sistemas de tratamento e de valorização de água e águas residuais, incluindo recuperação de recursos;
• Especificar ensaios experimentais e modelos de simulação para definir processos de tratamento de água e águas residuais;
• Propor melhorias em termos de certificação e gestão ambiental com vista à integração de processos e criação de valor;
• Desenvolver abordagens inovadoras considerando realidades diversas do ponto de vista económico e social, ao nível nacional e internacional, contemplando a incorporação de perspetivas regenerativas.

Programa

Sinopse do Programa
• Sistemas de tratamento de água e águas residuais. Integração entre usos e necessidades. Estratégia de gestão de efluentes na indústria com a perspetiva de valorização.
• Processos de tratamento de água: Coagulação/Floculação, Filtração, Adsorção, Permuta iónica, Precipitação e Dureza, Desinfeção;
• Processos de recuperação de produtos: Economia circular em águas residuais. Recuperação de nutrientes (fósforo e azoto); processos membranares para recuperação de água e produtos. Reutilização de água para rega.
• Processos de tratamento de águas residuais: Reatores descontínuos sequenciais (Sequencing Batch Reactors) - esquema geral e balanços materiais, cinética e aspetos microbiológicos. Dimensionamento e aspetos construtivos. Zonas húmidas construídas - Fundamentos e cinética, dimensionamento hidráulico e sanitário, aspetos construtivos.
• Introdução aos sistemas de gestão ambiental e integração de processos: certificação ambiental, normas ISO 14000 e EMAS.

Métodos de ensino e avaliação

O cálculo da classificação final será efetuado com base nas seguintes parcelas e respetiva ponderação:
Caso de estudo, incluindo apresentação/discussão oral - 30%
Relatórios das aulas laboratoriais (em grupo) - 10%
Qualidade do desempenho individual nos trabalhos/aula - 5%
Relatório individual relativo às visitas de estudo efetuadas (máx. 1 pág., deverá ser entregue no início da primeira aula teórica após a visita) - 2 x 2,5%
Exame, sem consulta - 50%

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre