Disciplina Curricular
Integração de Energias Renováveis em Processos Ambientais e Agroindustriais IERPAAgr
Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2024-2025
Contextos
Grupo: MEAmb 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > 2ºAno - 1ºSemestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conhecer as metas setoriais de transição energética, descarbonização, produção e consumo de energia e ação climática. - Compreender os fundamentos de sistemas de energias renováveis, com especial ênfase no solar fotovoltaico e solar térmico: conhecer a contribuição nacional atual e futura da geração renovável. - Avaliar diferentes tecnologias de energia renovável e selecionar as adequadas para a conceção de sistemas sustentáveis de energia, tendo em conta o contexto e a sua eficiência. - Saber caracterizar a disponibilidade dos recursos (exº radiação solar e potencial eólico) e gerir a recolha e análise de dados - Utilizar ferramentas informáticas de projeto (dimensionamento) de sistemas de energia renovável, nomeadamente fotovoltaicos e solar térmico
Programa
Mecanismos de avaliação e soluções preconizados no Plano de Energia e Clima 2030: metas nacionais e europeias. Recursos renováveis de energia: Fontes de energia renovável e tecnologias de aproveitamento. Geometria solar: Recurso solar: movimento terra-sol; radiação solar global, difusa, direta e refletida; irradiância. Eficiência energética em edifícios de habitação e agroindustriais. Conversão elétrica da energia solar: Energia fotovoltaica. Ligação à rede e produção descentralizada. Conversão Térmica da Energia solar. Água quente solar. Aplicações de calor solar em processos ambientais e agroindustriais. Aplicações de sistemas micro-eólicos em processo industrial. Aplicações de soluções de geotermia superficial: aquecimento e arrefecimento. Fundamentos de energia geotérmica. Bomba de calor geotérmica. Integração de renováveis em processos ambientais e agroindustriais.
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia de avaliação O cálculo da classificação final será efetuado com base nas seguintes parcelas e respetiva ponderação: • Caso de estudo em tratamento de água ou água residual, incluindo documento escrito (máx. 8-10p) e apresentação/discussão (em grupo, máx.4 alunos) - 30% • Tarefas (2 aplicações de dimensionamento, em grupo de 2/3 alunos, realizadas na aula teórica) - 10% • Testes (2) ou Exame (ambos sem consulta) - 60% Notas: - Frequência: (à exceção dos Estudantes Trabalhadores): presença em 75% das aulas TP/LAB - A assiduidade e a participação nas aulas serão consideradas na atribuição das notas finais; - Necessário obter nota mínima de 8 valores em cada teste e um resultado da avaliação continua superior a 9,5.