Disciplina Curricular

Horticultura Herbácea HHerb

Mestrado Bolonha em Engenharia Zootécnica - Produção Animal - MEZ-PA 2010-2011

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Estudar a tecnologia de cultura e os sistemas de produção de cada uma das culturas hortícolas; - Estudar as bases científicas e técnicas para uma correcta tecnologia de produção de cada hortaliça em horticultura convencional e biológica. Dá-se prioridade ao estudo da botânica e da diversidade hortícola, dos fitoquímicos e dos seus efeitos na saúde humana, da fisiologia das culturas, das operações culturais mais importantes, dos factores condicionantes da produtividade e da qualidade da produção, e dos principais sistemas de produção em que a hortaliça se integra.

Programa

1. História e evolução dos sistemas de produção hortícola. 2. Produção de hortaliças de folhas. Casos estudo: alface e brassicáceas de folhas. Nitratos e resíduos nas culturas de folhas. Extensão a outras hortaliças de folhas. 3. Produção de hortaliças de raízes, bolbos e raízes. Casos estudo: batata e aliáceas. 4. Produção de hortaliças de frutos. Casos estudo: Tomate, melão e leguminosas. 5. Produção de hortaliças de inflorescências. Casos estudo: couve-flor e brócolo. 6. Produção biológica de hortaliças. A conversão, a fertilização, e a protecção em Horticultura Biológica. Produção de hortaliças em modo de produção biológico 7. Fertirrigação: formulação, equipamentos, controlo e programação. 8. Condicionamento ambiental em estufas: equipamentos, dimensionamento e programação. 9. Soluções informáticas para gestão e tomada de decisão nas explorações hortícolas. Aulas práticas e visitas de estudo: Conversão à horticultura biológica. Determinação da fertilização azotada numa rotação em horticultura biológica utilizando uma folha de cálculo. Formulação de soluções nutritivas para diferentes tipo de tomate em cultura em substrato, utilizando uma folha de cálculo. Determinação do caudal máximo de ventilação, das dimensões das frestas de cumieira por impulsão térmica (considerando que não há janelas), da relação entre a área de frestas e a área em planta, da potência de aquecimento e dimensionamento das aberturas considerando a existência de janelas e de frestas de cumeeeira em diferentes tipos de estufas. Elaboração de uma folha de cálculo para analisar em diferentes tipos de estufa: i) a variação das temperaturas exteriores máximas na altura das aberturas de ventilação; ii) a evolução das necessidades de aquecimento em função do número total de corpos da estufa; iii) as alterações impostas pela variação da altura total da estufa nas necessidades de aquecimento. Visitas de estudo a explorações hortícolas na região do Oeste (1 dia), na região da Costa Vicentina e do Algarve (2 dias), e na região da “Outra Banda” (1 dia).

Métodos de ensino e avaliação

Obtenção de frequência: presença a 75 % das aulas
Modalidades de avaliação
a. Avaliação contínua – constituída por duas componentes:
3 Testes escritos individuais (50%): sobre a matéria teórica leccionada;
3 Relatórios (50%) a realizar em grupos de 2 alunos, que deverão ser entregues até ao fim do semestre
b. Exame Final – prova sobre as matérias leccionadas nas aulas teóricas, práticas e visitas de estudo, à qual terão acesso todos os alunos que tiverem obtido frequência.
III Aprovação: Serão aprovados os alunos que obtenham a classificação final mínima de 10 valores. É obrigatório ter nota superior a 8 valores e a média mínima de 10 valores na componente dos 3 testes escritos individuais.

Disciplinas Execução

2011/2012 - 1 Semestre