Currículo
Ecologia e Gestão do Fogo EGF
Contextos
Groupo: MREcologico 2025-2026 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer as principais caraterísticas dos regimes de fogo em Portugal e no Sul da Europa, incluindo a geografia e os padrões sazonais do fogo e as suas relações com determinantes ambientais e socio-económicos. Reconhecer o fogo como uma questão territorial, do espaço rural e não setorial, da floresta, resultante do abandono rural, de modificações do uso da terra e das alterações climáticas. Distinguir entre uso do fogo na agricultura e silvopastorícia versus prevenção/combate a incêndios florestais. Aprender sobre: os principais tipos de vegetação combustível, as formas do terreno e as condições meteorológicas que condicionam o comportamento do fogo; modelação do comportamento do fogo; o fogo como fator ecológico; os efeitos do fogo e sua mitigação; a silvicultura de prevenção do fogo nas florestas e o planeamento à escala da paisagem para redução da vulnerabilidade aos grandes incêndios.
Programa
Introdução ao problema do fogo rural em Portugal e no Sul da Europa: estatísticas de ocorrências, áreas ardidas e causas. Distribuição geográfica; A vegetação enquanto combustível: principais tipos de combustíveis: herbáceos, arbustivos, de sub-bosque e de copas. Parâmetros estruturais e termodinâmicos dos combustíveis vegetais – modelos de combustível; Clima, meteorologia e fogo. Principais condições sinópticas associadas à ocorrência de grandes fogos. O índice Canadiano de Perigo Meteorológico de Incêndio (FWI) e a indexação do risco;; Comportamento do fogo. Ignição, fogos em regime estacionário e grandes incêndios. Fogos de copas. Fogos dominados pelo vento versus fogos dominados pela coluna de convecção. Modelação do comportamento do fogo: o modelo de Rothermel – simulação do comportamento com o software BEHAVE; Ecologia e efeitos do fogo. Gestão dos povoamentos e planeamento da arborização. Maneio dos combustíveis e organização do espaço florestal.
Método de Avaliação
A UC tem uma forte componente expositiva, apoiada por apresentações em PowerPoint e pequenos vídeos técnicos, e estimula-se o diálogo e a interação com os estudantes. A UC tem também uma componente desenvolvida em aulas práticas, baseado no uso do software BEHAVE, com o qual os estudantes aprendem a modelar combustíveis, simular o comportamento de fogo, estimar efeitos potenciais e avaliar as consequências de diferentes medidas de silvicultura preventiva. Esta componente prática é avaliada através da realização de um pequeno projeto, em grupos de 2-3 alunos. A classificação final da UC resulta da ponderação em 75% da componente expositiva, avaliada em exame escrito e 25% do exercício prático de grupo.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Wildfire management in Mediterranean-type regions: paradigm change needed. Environmental Research Letters, 15(1), 011001: Moreira, F., Ascoli, D., Safford, H., Adams, M. A., Moreno, J. M., Pereira, J. M., ... & Curt, T. 2020
- Post-Fire Management and Restoration of Southern European Forests, Managing Forest Ecosystems 24, Springer Science.: F. Moreira et al. (eds.) 2012
- Fire and plant interactions. Sugihara, NG; van Wagtendonk, JW; Fites-Kaufman, J, (Eds.) Fire in California's Ecosystems 94-117: Fites-Kaufman, J. O. A. N. N., Bradley, A. F., & Merrill, A. G. 2006
- Fire as a physical process. Fire in California’s ecosystems. University of California Press, Berkeley, USA, 38-57.: Van Wagtendonk, J. W. 2006
- Interpreting and using outputs from the Canadian Forest Fire Danger Rating System in research applications. Environmental and Ecological Statistics, 16(2), 107-131: Wotton, B. M. 2009
- Wildland Fuel Fundamentals and Applications. Springer International Publishing, Switzerland: R. E. Keane 2015
Secundária
- La Defensa Contra Incêndios Forestales. McGraw-Hill, Madrid: Velez, R. (ed) 2000