Descrição

2025/2026 + Info

Breve Introdução

O restauro ecológico tem tanto de ciência como de missão dado o enorme papel que desempenha no combate assertivo crucial às crises ambientais que atravessamos à escala global. 
As alterações climáticas e a perda de biodiversidade assumem-se como os verdadeiros desafios do século, somando impactos que extravasam o desequilíbrio do mundo natural e atingem com progressiva magnitude os domínios sociais e económicos. 
Pensar em restauro ecológico obriga ir além da biologia e da ecologia para integrar outras disciplinas, rompendo definições tradicionais para construir uma nova forma de pensar e agir, integradora e multissectorial. 
É necessário reconstruir o equilíbrio da natureza, preservando o futuro do planeta.
O cariz inovador tem permitido conquistar uma atenção política significativa, com iniciativas internacionais como a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 e a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas a sublinharem a necessidade urgente de restaurar os ecossistemas degradados para salvaguardar a segurança alimentar, os recursos hídricos e a saúde humana. 
É também aqui que o seu verdadeiro valor se torna tangível, permitindo antever o espaço e destaque que os profissionais que se dedicam ao restauro e à construção de um planeta e sociedade mais resilientes irão, rapidamente, alcançar.

Historial

O carácter pioneiro do mestrado em Restauro Ecológico (RESTORE) concretiza-se na abordagem à formação implementada ao longo do programa curricular. Não se trata de um mestrado em biologia da conservação, gestão ambiental, engenharia do ambiente ou ordenamento do território, mas de um curso que funde as valências transversais de todas as estas áreas e abraça o reconhecido mote de “o todo ser muito mais do que a soma das partes”. Um cruzamento de saberes que garante um pensamento crítico perante a complexidade dos problemas identificados, assegurando um posicionamento diferenciador na qualificação profissional.
O programa curricular foi pensado para se moldar especificamente às áreas de interesse de cada estudante. A variedade de disciplinas opcionais é apenas superada pelo conjunto de oportunidades que poderá ser equacionado no momento de escolha do tema e instituição para a realização da tese ou estágio, vincando o diálogo atento entre o conhecimento teórico e prático.
O Mestrado em Restauro Ecológico foi concebido para colocar proporcionar aos estudantes casos de estudo reais, que os colocam diretamente nos cenários dos desafios que irão capacitar-se para resolver. Estar, perceber, analisar, ver e sentir o problema não se pode limitar a uma página ou dossier físico ou digital, exigindo um contacto de proximidade com o terreno e com os atores envolvidos. É precisamente isto que o RESTORE irá proporcionar.

Objectivos

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e caraterizar o tipo de degradação ambiental, planear um projeto de restauro, monitorizar os seus efeitos, e avaliar o seu sucesso, integrando uma gestão adaptativa.
Mais especificamente, os estudantes do mestrado RESTORE irão adquirir conhecimento sobre:
a) os desafios ambientais atuais que levam à degradação de ecossistemas;
b) os métodos e abordagens mais recentes para a sua mitigação e recuperação, incorporando conhecimentos necessários dos compartimentos biótico e abiótico, assim como conceitos chave para a gestão adaptativa (e.g. incerteza, resiliência).
Deverão ainda adquirir a capacidade para a identificar as causas da degradação ambiental e a avaliação das suas consequências em sistemas socio-ecológicos.
Desenvolverão competências para o delineamento e elaboração de propostas restauro inovadoras, utilizando soluções baseadas na natureza em diferentes contextos
Irão finalmente desenvolver pensamento crítico, capacidade de síntese, e competências de trabalho em equipas multidisciplinares, assim como capacidades de comunicação a diferentes agentes na sociedade.

Saídas Profissionais


O RESTORE garante uma formação de elevada qualidade que terá de ser, necessariamente, correspondida pelo interesse, motivação e profissionalismo dos estudantes. Estando todas estas condições reunidas, após o mestrado, os recém-formados irão encontrar um vasto conjunto de entidades e projetos em que poderão investir, como:
• Consultoria ambiental – Elaboração de projetos de restauro para empresas e organizações;
• Agricultura e silvicultura – Implementação de práticas sustentáveis e recuperação de ecossistemas degradados;
• Órgãos públicos e municípios – Planeamento e execução de projetos de restauro ecológico em qualquer ponto do eixo urbano-rural;
• ONGs – Contribuir para a conservação da natureza e a recuperação de ecossistemas;
• Instituições de investigação– avançar no conhecimento em restauro ecológico;
• Empreendedorismo – Criação de novos negócios no setor ambiental.

Regime de Funcionamento

Diurno 
Localização – Instituto Superior de Agronomia Tapada da Ajuda e Campus da Ciências ULisboa, Campo Grande, Cidade Universitária

Coordenadores

David Paulo Fangueiro
Maria Teresa Marques Ferreira